terça-feira, outubro 28, 2014

Paraná resiste a um mar tempestuoso

Pela tranquila reeleição do governador Beto Richa, mesmo em meio à costumeira chuva de insultos e falsidades criadas pelo marketing viral para tentar a desmoralização das lideranças políticas consagradas pela preferência popular, foi possível observar que os paranaenses exibem uma crescente consciência política. Não se deixam engabelar por falsas pesquisas nem por manipulações grosseiras e caluniosas.

O Paraná, obviamente, não está imune à crise mundial, porque se nossos clientes sofrem, nós também sofremos. Também não está de todo protegido da má gestão federal, que faz o Brasil amargar os piores índices de crescimento entre os países ditos emergentes – os “Brics”. 

Apesar de toda essa realidade de pressões e incertezas, entretanto, os paranaenses, com trabalho e consciência, vão desafiando as crises externa e interna obtendo resultados melhores que a grande maioria dos demais estados brasileiros, estando via de regra sempre acima da média nacional na maioria dos fundamentos econômicos.

No caso da receita do setor de serviços, nota-se uma equalização com a média nacional: segundo a Pesquisa Mensal de Serviços, do IBGE, o Paraná avançou 7% de janeiro a agosto de 2014, frente à média nacional de 6,7%.

Por esta e outras indicações, comprova-se que o Paraná vai resistindo bravamente e caminha para construir um futuro melhor na trilha do dinamismo de seus empresários e trabalhadores, nas obras de infraestrutura que por extrema necessidade tendem a avançar muito mais e pela maturação dos projetos de investimentos já em curso. 

Essa visão clara e otimista do futuro, porém, não pode nos tirar os pés do chão. Além de trabalhar mais, precisamos entender que a situação mundial ainda é precária e para o Brasil ajustar seu curso nesse mar tempestuoso teremos dias difíceis pela frente.


Editorial, O Paraná

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul