sexta-feira, outubro 31, 2014

Guarapuava:WinterShow 2014, palestras fazem a diferença no dia a dia dos produtores

As diversas pesquisas apresentadas na edição 2014 do maior evento sobre cultivo de cereais de inverno do Brasil, o WinterShow, mais uma vez começam a fazer a diferença no dia a dia dos produtores que assistiram as exposições técnicas. Promovido pela Cooperativa Agrária e pela Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (Fapa) entre os dias 14 e 16 de outubro passado, no distrito de Entre Rios (Guarapuava), o WinterShow atraiu mais de 4 mil pessoas do segmento de agronegócios de diversas partes do Estado e do Brasil.
Ali, os visitantes tiveram como observar diversos exemplos de cultivos e comparar culturas, métodos empregados e produtos utilizados, e, assim, levar as experiências para o campo. Siegfrid Winkler, que cultiva soja, milho e trigo em Entre Rios, contou à reportagem da Prefeitura de Guarapuava que, certa vez, perdeu uma boa parte de sua produção em decorrência das fortes geadas típicas da região central do Paraná, provocando uma situação que lhe era em boa medida desconhecida. No entanto, disse Siegfrid, a edição de 2013 do WinterShow de 2013, proporcionou-lhe uma conferência exatamente sobre este assunto. Como resultado do que ouviu ali, Siegfrid conseguiu reverter as perdas já na safra de inverno seguinte. “Na palestra, aprendi a lidar melhor com a época do plantio, respeitando o clima da região, para que, quando chegar o momento do gelo, a planta esteja suficientemente preparada para resistir”, relatou ele à reportagem.
No Wintershow, o visitante tem à disposição uma série de palestras derivadas dos resultados de pesquisas empreendidas pela Fapa, configurando verdadeiras aulas sobre sucessão de culturas, adubação, fertilidade, entre outros temas ajudam o produtor rural a conhecer melhor suas terras e, assim, reduzir perdas e aumentar a produtividade.
Horst Schwarz, proprietário de terras em Guarapuava e também na cidade de Pinhão (vizinha a Guarapuava), participa do WinterShow. Para ele, as falas dos convidados do evento são uma maneira de saber que atitudes tomar quando se está indeciso em determinado item, além de estabelecer um contato ainda mais direto com a FAPA, que ele considera de uma das mais respeitadas instituições de pesquisa do Brasil. “No ano passado, estive nas palestras de manejo de culturas, manejo de aplicações defensivas e de métodos de plantio. Neste ano, consegui participar de uma palestra que aborda um tema bastante preocupante: os níveis de fósforo, relacionados à produtividade de uma plantação”, explica.
Na edição 2014 do WinterShow, entre os palestrantes especializados em questões técnicas, estiveram os pesquisadores Noemir Antoniazzi (manejo de cultivares de cevada) e Étore Reynaldo (técnicas de regulagens de semeadores de fluxo contínuo para boa semeadura em cereais de inverno). Para o diretor administrativo da Fundação e coordenador do WinterShow, Leandro Brem, além da instrução técnica, uma das contribuições da instituição neste ano foi trazer para o produtor a motivação. “Hoje, a Cooperativa Agrária está vivendo uma ampliação dos seus negócios. Por isso, o cooperado, diante de toda essa mudança, descobre na palestra o seu papel nas transformações e passa a fazer a diferença”, finaliza o diretor.

Secretaria de Comunicação Social Prefeitura Municipal de Guarapuava

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul