Na última terça-feira (26) aconteceu uma palestra no Sindicato Rural de Pinhão, onde foram orientados cabeleireiros, manicures, agentes comunitários e profissionais da saúde, sobre as normas legais de segurança e esterilização de materiais.
O público tirou suas dúvidas com relação a imunoprevenção, doenças transmissíveis e forma adequada de esterilização. Segundo a enfermeira Ana Lurdes Charnoski a lixa de unha pode causar micose e o alicate pode transmitir a hepatite e o HIV.
Iverson de Oliveira, enfermeiro da Vigilância sanitária de Pinhão, lembra que a transmissão do HIV não é apenas no ato sexual, pode ocorrer de outras formas, como um material contaminado.
Para poder esterilizar o material dos salões de beleza, os enfermeiros lembram que deve ser utilizado o aparelho autoclave, que eleva a temperatura a mais de 380 graus. A estufa que é utilizada na maioria dos salões, apenas multiplica bactérias e vírus.
O secretário de saúde de Pinhão Ivonei Oliveira Lima, afirmou que a partir de 2015 o salão que não tiver o autoclave não poderá pegar a licença sanitária.
Fonte:http://www.pinhao.pr.gov.br/vigilancia-sanitaria-orienta-profissionais-de-saloes-de-beleza/
Comentários