sexta-feira, agosto 29, 2014

“Paraná será, cada vez mais, um estado inovador”, diz Beto

Apoiar e financiar os municípios interessados em melhorar os serviços de internet no interior e recursos para incentivar empresas de inovação tecnológica foram propostas apresentadas pelo governador Beto Richa durante encontro com empresários do setor nesta quarta-feira (27), na Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro), na CIC, em Curitiba.

Beto Richa se reuniu com diretores e funcionários das empresas do Parque de Software de Curitiba. “Quero fazer do Paraná um estado inovador”, disse. O governador destacou no encontro que, hoje, o Paraná é 100% coberto pela rede de fibra ótica da Copel. “Avançamos agora para Banda Extra-Larga, com 100 megabytes de velocidade e, em parceria com os prefeitos, trabalharemos para melhorar a qualidade da internet à população, com possibilidade de redes wi-fi para os municípios interessados”, disse Beto.

O presidente da Assespro, Sandro Molés da Silva, entregou propostas do setor para o governador e elogiou a aproximação do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. “Nessa gestão tivemos uma aproximação com o governo que nunca existiu antes, e pedimos ao Beto que isso continue no seu próximo mandato e também queremos que avance para outros projetos inovadores, por isso entregamos algumas sugestões para selar essa parceria tão boa que vem acontecendo”, disse Molés.

A proposta de incentivar os municípios a instalarem redes wi-fi nos municípios foi bem recebida pelos empresários. “Para nós, infraestrutura é a matéria-prima para atrair e desenvolver empresas de tecnologias. O Governo está pensando certo”, afirmou Molés.

O governo oferece incentivo, como isenção de impostos e financiamentos a juros baixos para provedores locais, incentivados pelas próprias prefeituras, ampliem o serviço de internet. Os provedores terão redução de 95% no ICMS cobrado de mercadorias adquiridas para implantar a rede e também contarão com financiamentos da Fomento Paraná, com juros abaixo do preço de mercado, para facilitar a realização dos projetos.

O governador lembrou ainda que, na semana passada, assinou o decreto de criação da Conta Paraná Inovação, que garante recursos financeiros no orçamento da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, por meio do Fundo Paraná, para projetos de Inovação. Com o decreto, o Paraná passa a contar com um fundo específico para inovação.

A Conta Paraná Inovação possibilitará o investimento de cerca de 11 milhões, em 2015, em projetos de empresas inovadoras ou outros empreendimentos privados do setor tecnológico. 

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul