quinta-feira, novembro 17, 2011

Segurança Pública: 240 novos investigadores começam a fazer a escola de polícia

Um grupo de 240 novos policiais civis começa na próxima segunda-feira (21) os módulos básicos do curso de formação técnico-profissional de investigador de polícia. É mais um passo para o treinamento de profissionais que irão recompor o efetivo das polícias Militar e Civil, conforme anunciado no lançamento do programa Paraná Seguro, em agosto. O governador Beto Richa autorizou a contratação de aprovados nos concursos das duas instituições e, em menos de dois meses, mais homens e mulheres passam a integrar as forças policiais.

Os 240 policiais civis fazem parte de um total de 694 aprovados no concurso público do ano passado e que tiveram o processo de ingresso concluído no começo deste mês. Todos eles já trabalham em delegacias e unidades da Polícia Civil – por enquanto em serviços administrativos, até que sejam treinados para o trabalho nas ruas.

Esse período não deve se estender por muito tempo. Os 240 que obtiveram as melhores classificações no concurso começam na segunda-feira os módulos básicos de “Uso legal de arma de fogo” e de “Operação policial”, que ser]ao ministrados na Escola Superior de Polícia Civil e na Delegacia de Explosivos, Armas e Munições (Deam), em Curitiba.

As aulas atendem critérios de aquisição progressiva de capacidades profissionais, de acordo com a matriz curricular do Ministério da Justiça. Segundo o diretor da ESPC, Luis Fernando Viana Artigas Júnior, os servidores nomeados recebem a formação em módulos, sem se desvincular do dia a dia das unidades policiais. Assim, eles podem unir a experiência prática com as aulas.

POLÍCIA MILITAR


Os primeiros 275 selecionados no concurso para a Polícia Militar devem se apresentar para iniciar o Curso de Formação de Soldados na próxima sexta-feira (18), no Quartel do Comando Geral, bairro Rebouças, em Curitiba.

A Polícia Militar vai chamar, conforme determinação do governador Beto Richa, 2 mil aprovados no concurso realizado em 2009. Ao mesmo tempo que os 275 ingressam na corporação, o restante das provas para selecionar 1.725 policiais são corrigidas pela Universidade Estadual de Londrina, responsável pelo processo seletivo.

Foram corrigidas apenas as questões objetivas, para determinar a primeira classificação dos candidatos, que supririam as vagas abertas no ano passado. Só quem foi classificado teve a avaliação concluída, com a prova de redação, para continuar nas outras etapas do concurso. Com a abertura de novas vagas, autorizada pelo governador, os outros classificados terão a questão discursiva corrigida.

Quando ingressarem na Polícia Militar, os novos soldados serão treinados na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba), e em batalhões das outras regiões do Estado. Eles serão preparados para atuar nas ruas durante oito meses, mas a partir da metade da formação, farão estágio supervisionado, auxiliando os colegas mais experientes nas ações preventivas e ostensivas.

PROGRAMA

No lançamento do programa Paraná Seguro, o secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, exibiu o diagnóstico preocupante do Paraná. Em 2000, a Polícia Civil contava com 3.536 policiais em seu quadro, e, 11 anos depois, o número não teve alteração significativa, passando a 3.563. A Polícia Militar, com situação mais grave, viu seu efetivo diminuir 10,6% de 1997 até agora. Eram 18.630 policias que trabalhavam em todo o Estado. Atualmente, são 16.648. A meta do Governo do Estado é, até 2014, contratar 10 mil policiais: 8 mil para a PM e 2 mil para a Civil.

Serviço: Os 275 aprovados da PM devem conferir os nomes e a documentação necessária no edital 634/2011, disponível no site www.cops.uel.br/concursos/88_policia_militar/ ou no link “Ingresso de Policiais”, na página www.seguranca.pr.gov.br.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul