quinta-feira, maio 05, 2011

Dono de caminhão roubado descobre trama que envolve políticos e policiais

O delegado chefe da 14ª. Subdivisão Policial, Ítalo Biancardi Neto mantém no pátio da 14a. Subdivisão Policial o caminhão Mercedez bitrem, placas LS 1938, ano 2000, de propriedade de Josmar Serapio Ferreira, do município de Pinhão, roubado em 12 de setembro de 2007.

A história que envolve esse roubo é marcada pela persistência de Josmar em recuperar o que perdeu. Durante quase quatro anos o autônomo correu atrás do prejuízo, investigou por conta própria e descobriu uma trama que envolve desde políticos até policiais, delegados - já afastados por corrupção -, falsificação de documentos, numa conexão que passa por várias cidades, inclusive de outros estados e que retorna para o município de Moreira Sales (PR).

De acordo com Josmar, o caminhão foi roubado perto do município de Pitanga quando transportava farelo de soja em 12 de setembro de 2007. “Desapareceu o cavalo, a carreta e a carga”, conta. A versão do motorista foi de que tinha sido seguido por um Gol com quatro homens dentro. Um deles escalou o capô, foi até ele, o rendeu e deixou amarrado num mato. Um outro assaltante teria ficado de guarda até o dia seguinte quando o Gol retornou para buscá-lo. Segundo Josmar, a história começou a ficar enrolada quando o motorista conta outra versão à polícia em Boletim de Ocorrência registrado na Delegacia de Pitanga e feito, segundo Josmar, por Ademir Muniz da Silva, policial que está preso desde fevereiro deste ano pela Operação Trinca Ferro realizada pelo Gaeco por desvio de cargas e confecção de BO´s.

“Quando vi que não tinha jeito comecei a investigar por conta e descobri que o meu caminhão estava em nome de Daniel Pacord, ex-vice prefeito e hoje presidente da Câmara de Moreira Sales para quem já havia duas transferências. O carro estava com o chassi adulterado e já tinha passado por perícias em Umuarama feitas em dezembro de 2007, embora já pertencesse a Pacor desde setembro desse ano”, relata. Há mais de um mês a RSN tentou contatar Pacor, mas não obteve êxito.

FALSIFICAÇÕES

A trama que envolve o roubo desse caminhão, de acordo com Josmar Serapio Ferreira, passa também por falsificação de documentos por estelionatário que se utiliza de carimbos de cartórios de Palmas, Coronel Domingos Soares e de Abelardo Luz. O estelionatário, de acordo com Josmar, é ex-esposo de uma escrivã. “Dois cartórios já foram ouvidos por precatórios e responderam que não existe nenhuma firma reconhecida dos envolvidos. É fraude”, denuncia. “O número do chassi que está no meu caminhão é de outro que foi roubado em 2000. Localizei o dono desse caminhão em Lajes (SC) e ele disse que nunca recuperou o caminhão. Inclusive, já foi indenizado pela seguradora”, relata.

As denúncias feitas por Josmar não param por aí. De acordo com o autônomo, a quadrilha entra no Infoseg (rede que reúne informações de segurança pública dos órgãos de fiscalização do Brasil) com senha e faz como se o carro roubado tenha sido recuperado e devolvido.

“Quem tem senha do Infoseg são apenas policiais e delegados”, assegura Josmar. “Após essa operação, o estelionatário apresenta o caminhão como se tivesse sido recuperado no Paraguai, faz o auto de exibição e a entrega é feita pelo delegado Walter Vicente de Oliveira que foi afastado pelo ex-governador Roberto Requião por ter ligações diretas com a Máfia dos Jogos em Foz do Iguaçu.” Segundo Josmar, há também o envolvimento de Alizio Gilberto Serafim de Souza, integrante de uma quadrilha, composta por 16 pessoas, envolvida em adulteração, falsificação de documentos e roubos de caminhões. Ele está preso em Xambrê (SC) desde setembro de 2009.

O caminhão de Josmar foi apreendido em julho de 2008 pela Polícia Rodoviária Estadual sendo conduzido pelo motorista do presidente da Câmara de Moreira Sales, Daniel Pacord. O caminhão ficou no pátio da 14ª SDP até esta quarta-feira (4) quando foi levado para Pinhão.

Via http://www.redesuldenoticias.com.br

Um comentário:

vendo gol 95 lindo original disse...

JOSMAR tem mais pilantras solto na região central do PARANA ,que gosta de falsificar assinaturas ,fazer contratos falsos, ameaçar pessoas ,desmanchar BITREM e tudo mais ,

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul