sábado, maio 28, 2011

Cerca de 30 mil mandatos de prisão estão pendentes no Paraná

No Paraná, todos os dias cerca de 50 mandados de prisão são expedidos, informa ao G1 o delegado da Vigilância e Captura da Polícia Civil do estado, Marcelo Lemos de Oliveira. A prioridade, segundo ele, é para cumprir os que têm a ver com os crimes de homicídio, latrocínio, tráfico e pedofilia. "Mas os mais difíceis de pegar são os de roubo e tráfico", explica.
O estado tem a capital, Curitiba, e pelo menos mais uma cidade, Guaíra, entre as mais violentas do país, segundo um estudo do Ministério da Justiça.
"São muitos mandados e é preciso estabelecer prioridades. Especialmente agora que os documentos são expedidos online pelo Tribunal de Justiça. (...) Procuramos por todo tipo, do ladrão de banco à [quem deixou de pagar] pensão alimentícia".
De acordo com Oliveira, uma decisão da Justiça extinguiu os mandados expedidos até 2007. "Antes, a gente tinha pendências de 1970". O número aproximado de mandados pendentes, diz, é de 30 mil.
"A maior dificuldade que temos é o endereço declarado à Justiça, que quase sempre não é onde a pessoa está morando. Então a investigação tem que começar do zero".
Mais procurados
No site da Polícia Civil do Paraná três suspeitos são apresentados como procurados. Para o delegado, "[os suspeitos teriam cometido] crimes dentro de um contexto que é grave. Por isso, há um interesse maior da autoridade civil de investigação na prisão deles".
O número de policiais destacados para cumprir os mandados não é divulgado. Mas se diz: "Conheço a realidade da Polícia Civil, até mesmo a questão de carência de recursos humanos, mas estamos razoavelmente bem [na Delegacia de Vigilância e Captura]".

G1

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul