quarta-feira, maio 18, 2011

Detran implanta sistema para fazer documentos pela internet

A partir desta quarta-feira (18), os usuários do Departamento de Trânsito do Paraná podem fazer pela internet a segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, segunda via da Carteira Nacional de Habilitação e CNH definitiva.

O programa Detran Fácil, lançado para todo o Estado, representa grande economia de tempo para os motoristas, que gastavam cerca de duas horas para fazer os mesmos procedimentos nas unidades do Detran. A previsão é que sejam atendidas aproximadamente 19 mil pessoas por mês.

A utilização do sistema é simples: basta entrar no site www.detran.pr.gov.br, preencher o protocolo, imprimir e pagar a guia de recolhimento. O documento solicitado será enviado pelos Correios, no prazo máximo de 10 dias. Rápido, fácil, sem sair de casa.

“Oferecer atendimento de qualidade, sem filas e sem deslocamentos é uma das principais metas do Detran para os próximos quatro anos. Com a adoção de soluções digitais, iniciamos um processo contínuo e irreversível para aumentar a capacidade de prestação de serviços ao cidadão”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

O lançamento do serviço aconteceu na rua da Cidadania da Fazendinha, em Curitiba, e foi acompanhado pelo prefeito da capital, Luciano Ducci. “É um sistema de fácil acesso e eficiente”, comentou Ducci, que também participou da inauguração de um posto avançado do Detran no mesmo local.

Segundo o secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, o programa otimiza e agiliza processos, focado no respeito ao cidadão. “O Detran Fácil obedece a uma orientação fundamental do governador Beto Richa, que é de facilitar o acesso de quem vive no Paraná aos serviços públicos que garantem cidadania e segurança”, destacou.

COMO FUNCIONA – Até agora, os processos apenas começavam na internet. Para concluir a solicitação da CNH definitiva, por exemplo, o motorista precisava ir até uma unidade do Detran para apresentar o comprovante de pagamento da taxa cobrada, ser fotografado e passar pelo controle biométrico das impressões digitais.

Com o Detran Fácil toda a operação é online, do começo ao fim. A foto e as impressões digitais da primeira habilitação serão reutilizadas e o pagamento do boleto bancário será identificado automaticamente pelo sistema informatizado. Depois de confirmado o processo, o Departamento emite a CNH e envia ao endereço do condutor pelos Correios.

No caso do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV), o usuário pode optar por receber o documento em casa ou em qualquer Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). Assim, é possível que um motorista de Curitiba retire o CRLV em Londrina se estiver viajando e precisar do licenciamento.

O sistema usado é seguro e as informações são averiguadas antes do envio de qualquer documento, impedindo fraudes. A plataforma online foi desenvolvida com apoio da Companhia de Informática do Paraná (Celepar). “O serviço está disponível 24 horas por dia e é muito simples entrar com o pedido para documentação”, adiantou o diretor administrativo-financeiro da Celepar, Lucio Alberto Hansen.

VALORES – Os preços para a emissão dos documentos continuam os mesmos: R$ 46,48 para segunda via da carteira de motorista e para a CNH definitiva e R$ 30,99 para segunda via do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo.

Via Agencia estadual de Notícias

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul