O Porto Barão de Tefé, de Antonina, que já foi o quarto do Brasil e um dois mais importantes do século passado, agora é reflexo de oito anos de submissão ao Porto de Paranaguá.
A gerência é feita pela Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina), centralizada em Paranaguá. De acordo com a comunidade de Antonina, inclusive a portuária, a subordinação prejudica a distribuição de recursos e permite que o porto de Antonina sofra penalidades como o embargo do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que fechou o Porto de Paranaguá por “flagrante descumprimento da legislação ambiental,” atingindo assim os dois portos que já voltaram a funcionar por força de liminar.
Outro exemplo: ninguém sabe o porquê a superintendência de Paranaguá demoliu três galpões, em excelente estado de uso, com a proposta de reconstrução mirabolante, que não sai do papel até hoje?
A proposta seria o desmembramento da administração da Appa, sendo cada porto diretamente subordinado a Secretaria de Transportes. Com a separação, que na prática já existe uma vez que cada um tem o seu próprio Conselho da Autoridade Portuária (CAP), os recursos seriam direcionados separadamente para cada porto, dando autonomia ao porto de Antonina, que já é auto-suficiente em impostos e encargos.
“A descentralização da administração beneficiaria também a própria cidade de Antonina, fomentando o comércio, sindicatos e gerando emprego no município,” afirmou o deputado Rossoni.
Via assessoria de imprensa
A gerência é feita pela Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina), centralizada em Paranaguá. De acordo com a comunidade de Antonina, inclusive a portuária, a subordinação prejudica a distribuição de recursos e permite que o porto de Antonina sofra penalidades como o embargo do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que fechou o Porto de Paranaguá por “flagrante descumprimento da legislação ambiental,” atingindo assim os dois portos que já voltaram a funcionar por força de liminar.
Outro exemplo: ninguém sabe o porquê a superintendência de Paranaguá demoliu três galpões, em excelente estado de uso, com a proposta de reconstrução mirabolante, que não sai do papel até hoje?
A proposta seria o desmembramento da administração da Appa, sendo cada porto diretamente subordinado a Secretaria de Transportes. Com a separação, que na prática já existe uma vez que cada um tem o seu próprio Conselho da Autoridade Portuária (CAP), os recursos seriam direcionados separadamente para cada porto, dando autonomia ao porto de Antonina, que já é auto-suficiente em impostos e encargos.
“A descentralização da administração beneficiaria também a própria cidade de Antonina, fomentando o comércio, sindicatos e gerando emprego no município,” afirmou o deputado Rossoni.
Via assessoria de imprensa
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