Pular para o conteúdo principal

Alvaro Dias declarou que o DEM já tinha lhe aceitado na vice de José Serra

Temos [com Beto Richa] uma relação partidária. Não há nenhuma ponte destruída.”

Na primeira vez em que comentou publicamente a confirmação da candidatura do senador Osmar Dias (PDT) ao governo do Paraná e a retirada do próprio nome como vice na chapa presidencial do PSDB, o senador Alvaro Dias preferiu não revelar os bastidores das negociações que definiram o quadro eleitoral no estado e no país. De acordo com o tucano, como “isso já é fato consumado, é preciso olhar para frente”. Ao longo da entrevista que concedeu à Gazeta do Povo, porém, Alvaro garantiu que o DEM já havia aceitado seu nome na vice de José Serra (PSDB) na disputa à Presidência da República e só teria voltado atrás ao receber a notícia de que Osmar disputaria o governo do Paraná.

Alvaro revelou ainda que, por razões familiares e de legislação, se manterá “distanciado” da campanha ao governo do estado. Segundo ele, para fortalecer o projeto de Serra, participará apenas da campanha do deputado federal Gustavo Fruet (PSDB) ao Senado.

Como se deram as negociações entre as possíveis candidaturas do senhor e do seu irmão, o senador Osmar Dias?

Preferia não falar sobre esse assunto, porque acho que ele não é importante mais. É fato consumado. Temos que olhar para frente, pensar no que é prioridade para o país e contribuir, se possível, com o mínimo de grandeza, com o projeto do Serra.

Mas algum dos dois desistiu para o outro ser candidato?

O DEM havia concordado em apoiar o meu nome para vice. Isso só não se concretizou porque chegou a notícia da candidatura do Osmar e aí é que houve o recuo do DEM. Eles trabalharam a favor da unidade. O recuo só ocorreu em razão do fato novo do Paraná. Da minha parte, não tenho nenhum ressentimento do DEM.

Como está hoje a relação entre os senhores?

Os laços familiares são sólidos, inquebrantáveis. Não há nenhuma mudança em relação a isso. Se o Osmar quiser conversar sobre família, sobre futebol, podemos conversar a qualquer hora. Sobre política, só depois da eleição, porque ele está com a Dilma [Rousseff] e eu estou com o Serra. E esses dois projetos são distintos.

Qual será a posição do senhor nas eleições ao governo do Paraná?

Não posso apoiar o meu irmão em função da legislação eleitoral. A outra razão é política: apoiar o Osmar significa fortalecer o projeto da Dilma Rousseff (candidata presidencial do PT), que eu combato há quase oito anos. Seria uma incoerência dar força a esse projeto. Por outro lado, me sinto impedido de apoiar o Beto Richa (candidato do PSDB a governador), por razões éticas e familiares. Como a população entenderia eu apoiando um candidato contra o meu próprio irmão?

O senhor se manterá neutro no estado?

Não gosto da palavra neutralidade. Prefiro o distanciamento da campanha para o governo do estado, a menos que surja algum fato novo que justifique uma mudança.

Por exemplo...

Não posso avaliar hipóteses. Mas minha intenção é permanecer distanciado do projeto local até o final em favor do projeto nacional. O meu objetivo é contribuir da melhor forma possível para que o Serra seja eleito presidente da República.

Então, que tipo de participação o senhor terá na campanha no Paraná?

Vou participar da campanha do PSDB por meio da candidatura do Gustavo Fruet ao Senado, pela qual farei o maior esforço. Participarei ativamente da campanha dele, vinculada à campanha do Serra no estado. Como já disse, por razões de legislação de um lado e pelos laços de família do outro, estou afastado do pleito pelo governo do Paraná.

Há alguma divergência entre o senhor e o ex-prefeito Beto Richa?

Temos uma relação partidária. Não há nenhuma ponte destruída. É uma relação civilizada. Mas isso não é importante, e sim no que podemos ajudar para construir um projeto de nação.

No plano nacional, qual será sua atuação durante a campanha?

Vou participar ativamente como se eu fosse o próprio candidato, com o maior entusiasmo e dando a exata importância ao projeto de nação que o Serra lidera. Disse nesta semana ao senador Sérgio Guerra, (presidente nacional do PSDB), que o partido e o Serra me valorizaram, me prestigiaram ao máximo nesse episódio e que eu sou absolutamente leal a eles. Quero ser coadjuvante. Vou estar à disposição para cumprir missões. Pelo que eu ouvi do próprio Serra enquanto era seu vice, durante uma semana, a minha participação será pelo país afora, fazendo a sua pregação, multiplicando sua proposta. Imagino que a minha tarefa será externa e não burocrática.

Ficou alguma mágoa do Serra nesse processo?

O Serra foi absolutamente correto, leal e transparente em relação à sua posição. O que ele disse é absolutamente verdadeiro. Por essa razão, peço àqueles que ficaram com alguma dúvida em relação ao comportamento dele, que tenham certeza absoluta de que o comportamento dele foi irrepreensível nesse episódio. Vou participar da campanha sem nenhum ressentimento.

Como o senhor avalia a escolha do deputado Índio da Costa (DEM-RJ) para vice do Serra?

Foi uma questão partidária. A reivindicação do DEM era legítima, afinal eles sempre ocuparam esse lugar de vice. É bom destacar que em nenhum momento reivindiquei o lugar de vice. Foi uma decisão do partido e do Serra.

Foi um bom negócio trocar o senhor pelo Índio da Costa?

Não me cabe fazer essa avaliação. Eu seria suspeito ao falar pelo fato de ter sido envolvido nesse episódio. Não conheço o deputado Índio da Costa. O Lula não conhece, diz que o Serra não conhece e eu também não conheço. Foi uma indicação do DEM, que temos de assimilar. Imagino que ele deve ter virtudes, mas não posso descrevê-las porque não o conheço.

Via Gazeta do povo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente faz vítimas fatais na PR 158 próximo à entrada da Comunidade do Juriti em Rio Bonito do Iguaçu

    Na noite desta segunda-feira (25), um grave acidente foi registrado por volta das 21h,  na PR 158 próximo  à entrada da Comunidade do Juriti, perto da entrada da Comunidade do Alta Floresta - Rio Bonito do Iguaçu. Segundo informações, um veículo Gol e um Palio Branco vieram a colidir fortemente.  Duas pessoas vieram a óbito no local, e 4 ficaram feridos, sendo um deles em gravissímo estado. 4 ambulâncias estão no local. O Corpo de Bombeiros de Laranjeiras do Sul foi acionado e já está em deslocamento ao local. Fotos: Fabrício Eduardo Matéria em atualização

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl

DENÚNCIA: Irmã do falecido Adilson denuncia empresa de Laranjeiras do Sul

  Hoje venho encarecidamente pedir a ajuda de quem era amigo ou conhecido de meu Irmao   Adilson Soares Soares   para que nos ajudem a fazer justiça por ele fazem quase cinco meses que ele se foi e sabemos a pessoa maravilhosa que ele era , pedimos que nos ajudem comentando   #justicaporadilsonsoares   e compartilhando essa publicação ele amava e ajudava todos muitas vezes sem poder mas ajudava e agora somos nós que pedimos a ajuda de vocês por ele     Sei que de onde ele estiver vai estar agradecendo a todos que nos ajudarem  Fonte: (4) Facebook