Pular para o conteúdo principal

Paraná:TJ-PR quer servir quase 6 toneladas de frutas por mês a desembargadores

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) abriu licitação para a compra mensal de quase 6 toneladas de frutas para alimentar os desembargadores, ao custo de até R$ 22,6 mil por mês.
O edital de concorrência foi publicado na sexta-feira (26), no Diário Oficial de Justiça, e exige do vencedor entregas três vezes por semana.
O texto diz que as frutas "tem por objetivo o atendimento às salas de lanches dos magistrados do Tribunal de Justiça e eventos autorizados pela cúpula, portanto, destina-se ao 2ª grau de jurisdição [os desembargadores]".

Ainda conforme a licitação, as frutas devem "ser de excelente qualidade, preferencialmente vindas das Ceasa [Centrais de Abastecimento do Paraná], limpas, higienizadas e em perfeitas condições de consumo imediato".

O padrão a ser seguido pela empresa que vencer a concorrência é o "extra", o mais alto, segundo a classificação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) -- neste caso, as frutas devem ser de elevada qualidade, sem defeitos, bem desenvolvidas e maduras, com tamanho, cor e conformação uniformes.

Os pedúnculos, que são os cabinhos, e a polpa devem ser estar intactos e uniformes, ainda conforme as regras do edital de convocação. Não são permitidas manchas ou defeitos na casca.

O economista Lucas Dezordi diz, com base em padrões internacionais de saúde, que a quantidade de frutas é exagerada.

"A Organização Mundial de Saúde recomenda 400 gramas diárias de consumo de frutas. Se a gente for observar a quantidade que está sendo licitada, ela consegue atender 690, 700 funcionários, mantendo esses 400 gramas diários de consumo de fruta", afirma o economista. O número é bem menor do que o de desembargadores do estado.

Para o economista José Pio Martins, por melhor que seja o padrão das frutas compradas, a postura do Tribunal transmite uma impressão ruim, dado o momento político-econômico do país.

"No momento em que o país está em crise, com muito desemprego, com recessão, pessoas empobrecendo, esse tipo de postura transmite uma postura muito ruim, muito negativa, da austeridade que deveria ser a norma de todo setor público, sobretudo num momento de crise", comenta.

O Tribunal de Justiça afirmou que não vai se manifestar sobre o caso

Fonte:G1.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.