Pular para o conteúdo principal

Campanha contra a exploração sexual de crianças e adolescentes tem adesão no Paraná

Estima-se que a cada 24 horas 500 crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 14 anos, são vítimas de exploração sexual no Brasil. “Os números assustam. Um número salva: disque 100”, é o mote da campanha nacional do Instituto Liberta, com o intuito de combater este tipo de abuso no país.
Para discutir o assunto no Paraná, a presidente do instituto, Luciana Temer, e o fundador Elie Horn, se reuniram, nesta segunda-feira (29), com a vice-governadora Cida Borghetti, a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, o secretário da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, deputado Artagão Júnior, e demais representantes de outras secretarias de Estado.
“A sociedade não pode fechar o olho para isso. O Brasil ocupa o segundo lugar em exploração sexual de crianças e adolescentes. As pessoas ignoram, talvez por desconhecerem a situação, ou por acharem que é um problema que não lhes afeta”, disse a presidente do Liberta.
Campanha
A campanha publicitária foi criada pelo Instituto Liberta, a Childhood Brasil e a Fundação Abrinq. O objetivo é o de propor uma nova abordagem para o enfrentamento do problema. A ação conta com o apoio e parceria dos maiores veículos de comunicação do Brasil para ampla cobertura na mídia nacional. Intitulada ‘Números’, a campanha tem a apresentadora Xuxa Meneghel como uma das embaixadoras da causa e locutora do filme. O vídeo pode ser assistido aqui:https://youtu.be/yl-9JlDdpEk
A proposta é evidenciar dados relativos ao problema da exploração sexual de crianças e adolescentes no país, a fim de provocar um choque de consciência na sociedade, gerando engajamento e ação imediata, bem como ampliar a quantidade de denúncias pelo telefone, por meio do canal ‘Disque 100’.
Conferência da Unale
Na reunião, o secretário e deputado Artagão Júnior convidou os representantes do instituto para estarem divulgando a campanha em Foz do Iguaçu na conferência nacional da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), que será realizada nos dias 7, 8 e 9 de junho. “Estarão presentes mais de 500 deputados estaduais de todo o Brasil, além de governadores e demais autoridades. O governador Beto Richa, entre outros governadores também estarão presentes. Acredito que será uma bela oportunidade para se apresentar a campanha que trata deste tema tão delicado”, convidou Artagão Júnior.
A vice-governadora Cida Borghetti, por sua vez, lembrou que ela e o deputado Artagão Júnior já trabalharam na Unale em políticas públicas para combater o abuso sexual de crianças e adolescentes. “Faz alguns anos já. Mas é um tema em que eu e o deputado Artagão Júnior trabalhamos juntos, que também englobava a gravidez na adolescência. Desse trabalho, resultou uma campanha de conscientização que é realizada no mês de maio”, lembrou a vice-governadora.
A secretária Fernanda Richa ressaltou que campanhas similares já são realizadas no Paraná, cujo número para denúncia é o 181. “Era um trabalho que não vinha sendo feito no passado. Com vídeos publicitários tocamos neste tema e as denúncias aumentaram em mais de 200%”. A secretária ainda afirmou que o Estado é parceiro na campanha idealizada pelo Instituto Liberta. “Vamos estreitar o relacionamento e trabalhar juntos nesta causa”, concluiu. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.