sexta-feira, fevereiro 27, 2015

Governo libera custeio das universidades e terço de férias para professores

O governo liberou, quarta-feira (25), os recursos de custeio das universidades estaduais do Paraná. O montante a ser liberado atenderá as necessidades de cada universidade. O governo também irá pagar o terço de férias dos professores e agentes universitários em março, em parcela única. As medidas foram asseguradas pelo governador durante reunião com os reitores das setes universidades estaduais do Paraná e com o secretário de Ciências, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes. O secretário da Fazenda, Mauro Ricardo, também participou da reunião.

“A autonomia universitária é uma reivindicação antiga da comunidade acadêmica paranaense e a proposta estava em meu plano de governo, atendendo a um pedido dos próprios reitores estaduais”, destacou o governador. “O governo está sensibilizado para atender as reivindicações da comunidade universitária e garantir o retorno das atividades nas instituições de ensino, mesmo no momento de crise pelo qual passam o Estado e o País”, afirmou Richa.

“A avaliação da reunião com o governador é positiva. Tivemos bastante tempo de discussão, uma reunião demorada, pontual, que encaminhou soluções para cada uma das demandas. Todos os problemas estão, na proporção em que acontecem sendo resolvidos”, afirmou o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, que é presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público.

“As discussões feitas aqui dão conta que muitos avanços foram obtidos e que as universidades têm condições de retornarem à normalidade”, afirmou Bona.

Por determinação do governador Beto Richa, a partir de quarta-feira (25) a Secretaria da Fazenda abrirá o orçamento para liberar os recursos de custeio para iniciar as atividades letivas das universidades. “Cada universidade está fazendo seu levantamento e amanhã, no período da tarde, a Fazenda irá liberar todos os recursos necessários para o seu funcionamento”, disse o secretário João Carlos Gomes.

Participaram da reunião os reitores das universidades estaduais de Maringá (UEM), Mauro Luciano Baesso; de Ponta Grossa (UEPG), Carlos Sant'Anna Vargas; do Oeste do Paraná (Unioeste), Paulo Sérgio Wolff; da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Antonio Carlos Aleixo; de Londrina (UEL), Berenice Quinzani Jordão, e da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Fátima Padoan.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul