segunda-feira, fevereiro 23, 2015

Associação dos Municípios da Cantuquiriguaçu irá pleitear criação da Região Metropolitana da Cantu

Comunicado Laranjeiras do Sul/PR, 23 de fevereiro de 2015
A Associação dos Municípios Cantuquiriguaçu, no cumprimento de sua missão de promover o desenvolvimento da região e o seu bem estar, como também buscar parcerias e harmonia de convivência entre as pessoas, vem por intermédio deste, comunicar que vem acompanhando com preocupação projeto de lei complementar que institui a Região Metropolitana de Guarapuava. O projeto tem como proponente o deputado estadual Artagão Junior, com apoio do deputado Bernardo Ribas Carli e envolveria 12 cidades do território da Cantuquiriguaçu. Em nosso  entendimento se houver necessidade de se criar uma nova região metropolitana, está deverá ser a da Cantuquiriguaçu.  
    De imediato vamos solicitar aos nobres parlamentares o arquivamento deste projeto, para que uma nova solução seja amplamente discutida com os demais pares e os diversos segmentos da sociedade regional. Também estamos formalizando um convite aos parlamentares para que participem conosco numa reunião de prefeitos que compõem a associação, onde terão a oportunidade expor o projeto, quais os objetivos e contribuição para região, já que até agora nenhum município da Cantu foi sequer comunicado que iria integrar uma nova região metropolitana.
Destacamos que entre as metas de trabalho da atual mesa diretora da Cantuquiriguaçu, está a busca por parcerias com as cidades de Cascavel e Guarapuava, em especial, as universidades, faculdades públicas e privadas, com intuito de estimular as mesmas, para que no futuro tenham unidades educacionais, oferecendo cursos de graduação, no entanto respeitando a autonomia das diversas cidades do território. Temos potencial e público para demandas econômicas e de produção. A Cantu contribui significativamente com o desenvolvimento econômico e financeiro do Estado, do país, na produção agrícola e em diversos segmentos de produtos e serviços. O território teve um crescimento de 18% nos últimos anos, enquanto o Estado todo cresceu 15%. Nossa meta primordial é promover, desenvolver e tornar a região cada vez mais fortalecida de forma unificada com as cidades integradas. Desde a criação da região da Cantuquiriguaçu até agora um longo caminho foi percorrido para fortalecer e valorizar os municípios que a integram e que formam, na verdade a nossa identidade regional.  Identidade essa que não pode ser desprezada por projetos e discussões que em momento algum ouviram as cidades que a compõem.
Edson Jucemar Hoffmann Prado / Prefeito de Quedas do Iguaçu
Presidente da Associação dos Municípios CANTUQUIRIGUAÇU

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul