sexta-feira, maio 25, 2012

Guarapuava:CREA-PR e AEAG participam de Fórum do Hospital Regional

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia e a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Guarapuava estão participando do Fórum de Debates: Hospital Regional de Guarapuava. Profissionais das áreas de engenharia e arquitetura integrarão uma das comissões técnicas para a elaboração de projetos. As discussões visam a instalação da casa hospitalar, suprindo carências do setor de saúde do Centro-Sul paranaense.
Na primeira reunião do fórum, promovida na noite de terça-feira, 22, estiveram presentes o gerente regional do CREA-PR em Guarapuava, engenheiro civil Geraldo Canci, e o presidente da AEAG, engenheiro civil Massanori Hara. “O CREA se coloca à disposição para debater e participar das discussões no que envolver as áreas de engenharia e arquitetura”, ressalta Canci.
Assim como o CREA-PR, a AEAG irá indicar profissionais para integrar a Comissão Técnica de Engenharia e Arquitetura do fórum. “Nosso envolvimento no projeto de um hospital regional é importante, porque estamos contribuindo para atender as carências na área de saúde da nossa região e também para proporcionar o desenvolvimento de outros segmentos, como a própria engenharia”, analisa Hara.
Os debates para a elaboração do projeto de Hospital Regional de Guarapuava são conduzidos pela Pró-Reitoria de Planejamento da Unicentro, e envolvem representantes do poder público e de várias entidades da sociedade civil. Tanto o município quanto a região possuem um déficit de leitos hospitalares e de profissionais da saúde. Por isso, a ideia da instituição é apresentar uma proposta de hospital universitário, criando assim um curso de Medicina.
Além da comissão de engenharia e arquitetura, o fórum estabeleceu outras quatro comissões, que irão abordar aspectos do projeto, como gestão política; administração e finanças; e técnica de saúde. Elas estarão vinculadas à Comissão Executiva, formada por 11 integrantes, sendo oito representantes de entidades, além de três servidores da própria Unicentro.
O CREA-PR e as entidades de classe profissional possuem um histórico de participação nas discussões de propostas que contribuam para o desenvolvimento do Estado, principalmente através dos EBDRs (Estudos Básicos de Desenvolvimento Regional), do programa Agenda Parlamentar. “A tendência é que participemos cada vez mais de discussões que envolvam toda a sociedade de Guarapuava”, comenta o presidente da AEAG.

João Quaquio
Jornalista
MTB/PR 6643

2 comentários:

Anônimo disse...

Huuum, estranho Minotinho... nada de notícias do GRANDE lançamento da APOSENTADA SIRLENE SCHUARTES?

Anônimo disse...

Huuum, estranho Minotinho... nada de notícias do GRANDE lançamento da APOSENTADA SIRLENE SCHUARTES?

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul