Pular para o conteúdo principal

Guarapuava: Comunidade quer 21 vereadores, opiniões divididas, votação acontece na segunda

As manifestações dos representantes de entidades e partidos políticos de Guarapuava foram unânimes na manutenção de 21 vagas para o Legislativo guarapuavano a partir de 2013. Vereadores ainda têm opiniões diferentes. Votação da matéria acontece na sessão ordinária de segunda-feira (21).

Os discursos foram realizados durante a Audiência Pública realizada pela Câmara para ouvir a comunidade sobre o aumento no número de vagas a partir de 2013. Apesar de já aprovado, o aumento voltou à discussão através de duas emendas, sendo uma do vereador Gilson Amaral (DEM), que propõe a redução no número de vagas para 13, e outra do vereador Antenor Gomes de Lima (PT), que defende que sejam estipuladas 15 vagas a partir de 2013.

Com a Câmara lotada, os representantes de entidades, de comunidades e de partidos políticos foram unânimes em defender a manutenção em 21 vagas. Segundo o presidente da União Guarapuava de Associações de Moradores (UGAM), Jacir Queiros, 21 vereadores traz maior representatividade para a população. “Todas as localidades que não têm representatividade podem ter com 21 vereadores. Aumenta a possibilidade das comunidades hoje excluídas terem representantes na Câmara”, enfatiza Queiros.

Por outro lado, a posição dos vereadores também está dividida. O presidente da Casa, João Napoleão, defende que haja um “meio termo” no número de vagas. “Com 21 vereadores a administração da Câmara fica muito onerosa. São cerca de R$ 135 mil a mais por mês para as despesas do Legislativo se houver esse aumento. Acredito num meio termo, com 15 vereadores”, defende o presidente.

Já o vereador Elcio Melhem, é enfático ao defender que a Câmara tenha 21 vereadores a partir do próximo ano. “O repasse continuará sendo o mesmo que é feito hoje pelo Executivo. É uma questão administrativa. Não vai haver aumento nas despesas, mas o próximo presidente vai ter que ser um bom administrador. Além disso, com 21 vereadores aumenta a representatividade da população na Câmara”, afirma Melhem.

Também se manifestaram favoráveis ao aumento para 21 vagas representantes da Escola de Fé e Política, do Conselho Popular de Guarapuava, do Observatório Social, do Diretório Central do Estudantes (DCE) da Unicentro, de moradores do distrito de Entre Rios, além de representantes de partidos políticos.

Apesar de a Audiência Pública resultar com a sugestão da maioria dos participantes no aumento para 21 vagas, a decisão cabe aos 12 vereadores. As emendas de Gilson Amaral, que propõe 13, e de Antenor Gomes de Lima, que propõe 15 vagas, entram em votação na próxima segunda-feira (21), durante a sessão ordinária da Câmara às 17h00. Se as emendas forem derrubadas pela maioria dos vereadores, permanece o projeto já aprovado em 2010, que eleva para 21 o número de vagas no Legislativo de Guarapuava a partir de 2013.

Via Jacir Queirós (http://www.jacirqueiros.com.br/default.asp?p=noticia&id=1260&t=C%E2mara+de+Guarapuava:+comunidade+quer+21+vagas.+Vota%E7%E3o+acontece+na+segunda)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.