quarta-feira, maio 24, 2017

Laranjeiras do Sul:Prefeitura lança o “Minha Escola tem Saúde”

Projeto visa levar ações de saúde preventiva a todos os alunos da rede municipal

As secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social de Laranjeiras do Sul, lançaram nesta terça-feira, 23, o projeto “Minha Escola tem Saúde”, que visa incentivar a prevenção de doença e a manutenção da saúde de todos os alunos da rede municipal de ensino. O evento foi realizado na Escola Água Verde e contou com a presença do prefeito Berto Silva, dos secretários municipais, servidores das três secretarias, vereadores, pais, alunos e profissionais da imprensa. Na oportunidade, 150 alunos foram avaliados.

A missão dos profissionais envolvidos no projeto é vai trabalhar em prol do bem-estar físico e mental das crianças. O objetivo é envolver toda a comunidade escolar. No “Minha Escola tem Saúde”, a Prefeitura reuniu nutricionistas, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, médicos, professores de educação física, professores e pedagogas das escolas e Cemeis municipais 

Em um primeiro momento, os alunos passarão por triagem, avaliação do consumo alimentar, avaliação de enfermagem, análise da carteirinha de vacina, triagem bucal, triagem oftalmológica, triagem auditiva e avaliação do desenvolvimento motor.

Na segunda etapa, os que apresentarem necessidade de acompanhamento serão encaminhados para atendimento nas unidades de Saúde, de acordo com o seu diagnóstico. Já na terceira etapa, serão formados grupos por instituição de ensino para promoção e recuperação da saúde das crianças, envolvendo toda comunidade escolar (pais, alunos, professores e funcionários).

Na cerimônia de lançamento do projeto, o prefeito Berto Silva lembrou que em sua primeira passagem pela Prefeitura desenvolveu projeto semelhante. Sem citar o nome, ele se referiu ao projeto “Hora do Lanche”, responsável por colocar o município em evidência por oferecer umas das melhores merendas escolares do país, de acordo com reportagem exibida pela Rede Globo, em 2006. “Nós já fizemos isso no passado e estamos trazendo ele de volta, ampliado e melhorado. Tenho certeza que vai ser modelo para o Paraná”, disse. 

Além de reformas em escolas, ampliação do número de vagas nas creches em período integral, aquisição de ônibus, melhoria na merenda escolar, Berto Silva também anunciou que nesta terça-feira foi feito o lançamento do edital de concorrência para licitação de mais de quatro mil kits de uniforme escolar, que vão ser distribuídos aos alunos da rede municipal. A prefeitura vai investir mais de meio milhão de reais na aquisição. 

Cronograma do “Minha Escola tem Saúde”
24/05 – Escola José Bonifácio
25/05 –Escola Vereador Antonio Ribeiro de Oliveira
30/05 – Escola Aluisio Maier.
31/05 – Escola Teotônio vilela
06/06 – Escola Padre Gerson Galvino
08/06 – Escola Florindo Pelizzari
13/06 – Escola Leocádio José Correia
20/06 – Cemei Jardim Alvorada
21/06 – Cemei Sementinha do Saber
23/06 – Cemei Nossa Senhora das Graças
27/06 – Escola Valdemar Boeira
29/06 – Cemei Pingo de Gente
30/06 – Cemei Primeiros Passos
04/07 – Cemei Pequenos Anjos
07/07 – Cemei EmiliaCesca Alberti
11/07 – Cemei Adelina Dutra Boeira
14/07 – Cemei Divina Providência

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul