segunda-feira, maio 29, 2017

Laranjeiras do Sul:Profissionais da Saúde recebem capacitação sobre aleitamento materno; ação faz parte do projeto “Elos de Afeto”

A Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), reuniu no fim de semana 40 profissionais da rede de atenção às gestantes. De sexta-feira a domingo, eles participaram de um treinamento sobre “manejo clínico, promoção, processão e apoio ao manejo do aleitamento materno”. . O curso foi ministrado pela consultora internacional de aleitamento materno, Christyna Beatriz Genovez Tavares, e teve 20 horas de duração. 
A palestrante elogiou a iniciativa da Prefeitura pelo lançamento do projeto. Com relação ao treinamento, ela afirmou que os profissionais que participaram foram orientados desde noção das políticas públicas da amamentação até o manejo e como resolver o problema com a mãe. “O profissional se tornou um multiplicador e vai repassar para outros o aprendizado. Ele saiu daqui tendo uma noção de como ajudar e incentivar uma mãe que vai amamentar”, disse Christyna.
Na abertura do curso, o prefeito Berto Silva anunciou que está sendo firmada uma parceria com o Instituto São José para que Laranjeiras do Sul, além de coletar o leite materno, também tenha o seu próprio banco de leite humano. “Não precisa a saúde colocar dinheiro. O tesouro municipal vai financiar o banco de leite materno de Laranjeiras do Sul, até o final do ano”, afirmou.
O curso capacitou enfermeiros, técnicos em enfermagem, nutricionistas e médicos para, em seguida, começarem a coleta do leite materno no município. A partir de agora eles estão aptos a atuar em favor das mães lactantes.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul