terça-feira, junho 30, 2015

Paraná - Detran e autoescolas aprimoram sistema de exames práticos de direção

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) está mudando o sistema de distribuição de vagas para o exame prático de direção e, com as autoescolas, discute melhorias no projeto que já foi implantado, em fase de testes, em todo o Estado. A partir de 15 de julho, os Centros de Formação de Condutores (CFCs) vão conseguir escolher a data e o período para os testes, o que facilita a organização de agendas e o transporte dos candidatos. 

“O pedido foi feito pelos donos de autoescolas. A dificuldade era maior para empresas de cidades vizinhas às Ciretrans, com trajeto mais longo para levar o aluno e o veículo aos exames”, diz o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. “Conversamos e acertamos. O Detran está aberto ao diálogo e esta postura só nos traz benefícios. As autoescolas, assim como todos os parceiros externos da autarquia, estão na ponta do atendimento ao público.”

COMO VAI FUNCIONAR

 A principal mudança no novo modelo é a adoção de um sistema digital que calcula matematicamente o número de vagas para cada autoescola e faz a divisão de forma proporcional.

Antes, a distribuição de vagas era feita, em média, uma vez por mês, para cada unidade do Detran, informando o número de processo do candidato, o dia e a hora desejada.

Agora, cada autoescola poderá fazer o agendamento até às 15h do dia útil anterior ao exame. A vaga estará garantida pelo processo, de acordo com a demanda e capacidade da empresa.

O sistema prevê ainda uma cota mínima de exames para cada autoescola e, com isso, acabarão os encaixes de horários.

O Detran dividiu também os dias de abertura de vagas por Ciretran, assim solucionou problemas de acesso ao sistema de habilitação, que ficava sobrecarregado e travava no dia de distribuição dos exames, quando os 900 CFCs do Estado entravam no sistema.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul