Pular para o conteúdo principal

Em bilhete, dono da Obebrechet ordena destruição de e-mail

Investigadores apreenderam na carceragem da Polícia Federal, na manhã da última segunda-feira, um bilhete que teria sido escrito pelo presidente da empreiteira Odebrecht, Marcelo Odebrecht, preso na 14ª fase da Operação Lava Jato. O papel que seria entregue a seus advogados foi encaminhado pelos agentes aos delegados que coordenam as investigações. Nele, estava escrito: "Destruir e-mails sondas". As informações são da Folha de Londrina.

De acordo com a PF, uma das provas que pode comprovar o envolvimento de Marcelo Odebrecht é uma troca de e-mails entre funcionários da empreiteira. A mensagem em questão, datada de 2011, faz referência à colocação de sobrepreço de US$ 25 mil por dia em contratos de afretamento e operação de sondas usadas na exploração de petróleo no pré-sal. O e-mail foi escrito por Roberto Prisco Ramos para Marcelo Odebrecth, e três outros executivos da empresa: Fernando Barbosa, Márcio Faria e Rogério Araújo. Estes dois últimos também estão presos na PF. 

No ofício encaminhado a Moro o delegado Eduardo Mauat ainda afirma que os advogados foram informados que, independentemente da posição deles, "havia clara possibilidade" de ter havido orientação para a prática de conduta estranha à relação advogado-cliente. Os advogados também teriam sido avisados que deveriam entregar o bilhete original em 24 horas. Porém, segundo Mauat, até a manhã de ontem eles não tinham atendido à solicitação. 

Por meio de petição protocolada na Justiça Federal na terça-feira e tornada pública somente ontem, os advogados argumentam que "as anotações não continham o mais remoto comando para que provas fossem destruídas, e que a palavra destruir foi empregada no sentido de desconstituir, rebater, infirmar, a interpretação equivocada que foi feita sobre o conteúdo do e-mail, as considerações do ilustre delegado que se seguiram fazem antever a lastimável determinação de criar uma celeuma onde não existe". 

Augusto Botelho, um dos advogados de Marcelo Odebrecht, ressaltou que é importante deixar claro que a defesa informou ainda na terça-feira o juiz Sérgio Moro sobre os fatos que se passaram na carceragem. "Neste bilhete havia uma série de pontos a serem esclarecidos na sua estratégia e tese para impetração do habeas corpus. Dentre estes pontos a serem utilizados havia menção a destruição de um e-mail que, nada mais é do que esclarecer o conteúdo do e-mail, aniquilar a interpretação equivocada que a polícia deu. Este e-mail serviu como base para pedido de prisão de Marcelo, então é natural que este e-mail pudesse ser contestado através de recursos judiciais", disse. 

Botelho ainda reforçou que "chega a ser infantil a alegação da PF de que este bilhete constitui a prática de um crime". "Muito pelo contrário, é uma comunicação entre Marcelo e seus advogados elencando pontos a serem utilizados em seu habeas corpus. Não faz sentido alguém mandar destruir um e-mail que é público. Este e-mail faz parte do pedido de prisão e faz parte da representação que a polícia fez para pedir a prisão de Marcelo", reforçou o advogado. 

O juiz Sérgio Moro ainda não tinha se manifestado sobre o assunto até o início da noite de ontem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.