Está acontecendo hoje, segunda-feira (29) em Palmital, VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que tem como tema geral, "Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes- fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Na oportunidades serão discutidos sete eixos: Direito a Vida e a Saúde; Direito à liberdade, ao Respeito e à dignidade; Direito à Convivência Familiar e Comunitária; Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer; Direito à Profissionalização e a Proteção no trabalho; Fortalecimento das estruturas do Sistema de garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e Reforma Política dos Conselhos de Diritos da Criança e do Adolescente.
A palestrante é a professora Vanessa Machado, que também é Assistente Social e coordenadora do curso de Serviço Social da UEM (Universidade Estadual de Maringá), de Ivaiporã.
De acordo com a presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e o Adolescente), Mariluci Kulka, já houve um tempo em que ser criança era apenas uma questão de tamanho. "As crianças eram tratadas como adultos. Não se respeitava suas fases biológicas e psicológicas. Hoje temos o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e neste documento todos os direitos das crianças estão estabelecidos. Mas a existência de leis nem sempre tem garantido a prática das mesmas. Sabemos que ainda há muitas crianças e adolescentes em situação de risco. A sociedade costuma dar-lhes o nome de 'marginais', mas se alguém é marginal, também há quem o marginalizou. E esta conferência é uma oportunidade de garantirmos a prática a proteção e segurança das nossas crianças e adolescentes. Vamos juntos proporcionar a eles o direito de crescer e de ter uma vida plena, com dignidade", disse a presidente.
Comentários