terça-feira, outubro 29, 2013

UFFS lança curso de Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável


No dia 31 de outubro de 2013, às 14h, no campus de Laranjeiras do Sul da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, será realizado o evento de lançamento do Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável.

As primeiras discussões para criação do curso iniciaram-se em 2010 e teve o envolvimento de muitos professores, entidades e movimentos sociais. A aprovação do curso foi divulgada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e representa uma grande conquista para UFFS e toda região.


O mestrado está na área de Avaliação Interdisciplinar, o que permite a participação e o diálogo entre profissionais graduados de diferentes áreas do conhecimento.

O curso está organizado em duas linhas de pesquisa:


Linha 1: Agroecossistemas, sustentabilidade e agrobiodiversidade

Busca o desenvolvimento de pesquisas sobre a dinâmica e funcionamento de agroecossistemas, a geração de tecnologia e inovação através do enfoque agroecológico, processos biológicos da agrobiodiversidade, indicadores de sustentabilidade e aspectos teóricos, práticos e metodológicos da Agroecologia como resultantes do diálogo de saberes (entre ciências e destas com os saberes que emergem da experiência dos agricultores), com vistas a uma nova matriz produtiva geradora de trabalho e renda de forma equitativa.


Linha 2: Dinâmicas socioambientais

Envolve pesquisas sobre os processos e estratégias de desenvolvimento rural, sustentável bem como as dinâmicas socioambientais, incluindo aspectos socioeconômicos, relações de mercado e comercialização e geração de trabalho e renda que se dão no espaço rural, com ênfase nas questões de soberania, segurança alimentar e políticas públicas. Estudam a dinâmica das relações entre sociedade e natureza, o significado do ambiente e seus componentes materiais e imateriais no seu contexto histórico, bem como as formas de apropriação dos recursos naturais e impactos ambientais e efeitos sociais, econômicos e ambientais resultante das estratégias de desenvolvimento em curso.

O público-alvo são candidatos que concluíram curso superior de Graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), no país e/ou no exterior, e candidatos que comprovem, mediante declaração de Instituição de Ensino Superior, que terão concluído o curso de graduação até o ato de matrícula.

A duração do mestrado é de até dois anos e as aulas terão início em março de 2014. No evento de lançamento serão apresentados mais detalhes sobre o curso. O edital do processo seletivo para ingresso de alunos em 2014 será lançado em breve e disponibilizado no site da UFFS.

Toda comunidade está convidada a participar do evento. Mais informações sobre esse programa de pós-graduação podem ser obtidas no site da UFFS (www.uffs.edu.br > Pós-Graduação > Strictu Sensu > Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável).

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul