Pular para o conteúdo principal

Câmara aprova projeto da Educação Física Escola

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara Federal aprovou, nesta quarta-feira (30), um projeto de lei que vai regulamentar a atuação de profissionais devidamente habilitados na Educação Física Escola. A proposta (PL 4398/2008), que tem a chancela do presidente da Frente Parlamentar da Educação Física, o deputado João Arruda (PMDB-PR), segue agora para o Senado.
O projeto vai resolver, segundo João Arruda, em definitivo o problema das aulas de educação física nas escolas, com aulas ministradas sem profissionais devidamente habilitados. “É uma situação que pode provocar problemas físicos como lesões em crianças e adolescentes, especialmente no ensino infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental”, destacou o deputado.
Nos últimos 50 dias, João Arruda acatou o pleito levado pelo presidente do Conselho Regional de Educação Física do Paraná (CREF9), Antonio Branco e com auxílio do Assessor Parlamentar e Secretário Executivo da Frente Parlamentar, Lúcio Rogério, conversou com lideranças do PMDB, pedindo apoio na aprovação da proposta na CCJC. O texto, segundo o deputado, vai alterar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
“Trata-se de um substitutivo elaborado pelo relator da Comissão de Educação, o deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES), que vai corrigir o artigo da Lei que permite, equivocadamente, que leigos ministrem aulas de educação física”, informa o deputado. A proposta é resultado da junção de três projetos de lei, dos deputados Eliene Lima (PP-MT), Otavio Leite (PSDB-RJ) e Dr. Ubiali (PSB-SP).
Prevenção - “As aulas ministradas por pessoas sem o devido preparo, provocam danos profundos na formação motora e cognitiva dos jovens”, alerta João Arruda. “Quero fazer um reconhecimento e parabenizar os demais membros da Frente Parlamentares, que são autores dos três projetos que, somados, resultaram neste texto final que sem dúvida vai levar maior qualidade na educação dos jovens”.
O deputado informou que já está sendo construído um acordo para recepção e aprovação do projeto no Senado, inclusive com compromisso firmado pelo senador Lindberg Farias (PT-RJ). “A intenção, dentro deste contexto, é levar o projeto para sanção presidencial ainda neste ano de 2013”, frisou.
O secretário executivo da Frente, Lúcio Rogério, lembra que o projeto conta com apoio do vereador Angelo Andreatta, do município de Quatro Barras (Paraná). “Como administrador público, ele reconheceu a importância desta disciplina, que deve ser ministrada por profissionais de educação física desde as séries iniciais”, afirmou.
A proposta conta ainda, no Senado, com a simpatia dos senadores Roberto Requião (PMDB-PR) Gim Argello (PTB-DF) e Eduardo Lopes (PRB-RJ), dentre outros. Os profissionais de Educação Física do Paraná, segundo Antônio Branco e Lúcio Rogério, agradecem ao deputado João Arruda pela ajuda e o trabalho em mais esta conquista para a categoria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.