O governador Beto Richa anunciou hoje, durante encontro com a presidente Dilma Rousseff em Curitiba, a liberação pelo governo federal de financiamentos nacionais e internacionais para o Paraná que somam R$ 3,9 bilhões. Os primeiros empréstimos que deverão ser assinados somam R$ 1,7 bilhão. “Os novos recursos vão permitir que o Governo do Paraná amplie os investimentos que já vem fazendo em programas e ações nas áreas de atendimento social, educação, saúde, segurança pública e obras de infraestrutura em todas as regiões do Estado”, disse Richa.
“Vamos fortalecer programas em andamento e implantar novos projetos que repercutem diretamente na qualidade de vida dos paranaenses. Os financiamentos para investimentos no Estado serão pagos religiosamente pelos paranaenses. É tradição do nosso Estado honrar seus compromissos”, afirmou Richa, que agradeceu à presidente Dilma Rousseff. “Está dando ao Paraná a atenção que o Estado merece”, completou.
O Paraná negociou, ao longo dos últimos de dois anos e meio, financiamentos junto ao Banco Mundial, BID, Credit Suisse, BNDES e do Banco do Brasil. A liberação dos empréstimos, contudo, aguardava a chancela do governo federal. Os financiamentos junto ao Bird, Banco do Brasil e BNDES poderão ser assinados com a anuência da Secretaria do Tesouro Nacional. Os financiamentos junto ao BID e o Credit Suisse, após anuência prévia da STN, serão encaminhados para aprovação do Senado Federal. Estão incluídos no montante total, recursos para o metrô de Curitiba.
Comentários