Pular para o conteúdo principal

Tempestades atingem regiões Oeste e Centro-Sul do PR

Tempestades com rajadas de vento superiores a 80 quilômetros por hora atingiram, nesta quinta-feira (29), municípios da região Oeste do Paraná e, durante a noite avançam para o interior do estado. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, as regiões Centro-Sul e os Campos Gerais já registravam vendavais no início da noite.
“As previsões são de chuvas fortes, principalmente para a região que vai da fronteira com o Paraguai até a divisa com o Mato Grosso do Sul. Por causa disso, estamos em alerta", disse o tenente Marcos Vival da Silva Júnior,oficial da Defesa Civil.
No Oeste, a cidade mais atingida foi Guaíra, onde os ventos chegaram a 87 quilômetros por hora. O vendaval mais intenso durou pouco mais de cinco minutos, segundo o posto do Corpo de Bombeiros do município. Por conta disso, pelo menos oito residências foram destelhadas e dez árvores caíram. Uma das árvores caiu sobre uma casa. Também houve registro de quedas sobre veículos, mas não houve feridos.
“A área mais afetada é que fica às margens do Rio Paraná. A recomendação é que as pessoas não saiam de suas casas durante os vendavais e que procurem ficar abrigados”, orientou o supervisor do posto, sargento Jéferson Henrique de Lima.
Segundo o Simepar, por volta das 19 horas as tempestades se alastraram para outras regiões. EmGuarapuava, no Centro-Sul, houve vendavais estimados em 70 quilômetros por hora. Em Ivaí, nos Campos Gerais, chovia granizo. Os temporais também afetavam as regiões Norte e Noroeste, de acordo com o Instituto.

Causas
O Simepar informou que as tempestades são causadas por um fenômeno meteorológico conhecido como Complexo Convectivo de Mesoescala. O sistema se intensificou sobre o Paraguai, favorecendo a entrada de umidade na região Oeste do Paraná. Isso causou instabilidade, que se deslocada para o interior do estado.
Via Gazeta do povo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.