Pular para o conteúdo principal

TCU constata irregularidades em aplicação de créditos pelo Incra nos assentamentos Ireno Alves (RBI) e Celso Furtado (QDI)

Tribunal analisou a aplicação de créditos orçamentários nos assentamentos Celso Furtado e Ireno Alves dos Santos

Após examinar a destinação de R$ 19 milhões destinos à instalação de assentamentos no Paraná, uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) constatou irregularidades na aplicação de créditos orçamentários para reforma agrária que estavam sob responsabilidade da Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) do Paraná.
Segundo o TCU, a auditoria fiscalizou os assentamentos Celso Furtado, em Quedas do Iguaçu, eIreno Alves dos Santos, em Rio Bonito do Iguaçu, ambos na região Centro-Oeste do Paraná. Esses são os dos maiores assentamentos do estado, conforme o tribunal.
Nesses locais, foram constatadas concessões de créditos para beneficiários que não atendem aos requisitos estabelecidos pelo programa de reforma agrária, falta de controle na aquisição de materiais de construção e também a não utilização deles.
Além disso, para o TCU, há indícios de desvio de recursos na execução das obras das residências, irregularidades nas contratações das empresas fornecedoras dos materiais, e cobranças indevidas de taxas de adesão e de despesas operacionais da cooperativa dos beneficiários do crédito.
Com base nas irregularidades encontradas, o TCU determinou que a Superintendência do Incra no Paraná apresentasse um plano de ação. Nele, deve constar o cronograma de implementação de medidas que garantam o cumprimento e a fiscalização dos recursos referentes ao crédito instalação. A ordem deve ser cumprida em 90 dias.
O tribunal vai marcar uma audiência para que o superintendente do Incra-PR seja ouvido e apresente justificativas. A data ainda não foi definida.
Incra considera aplicação de crédito regular
Em nota enviada à reportagem da Gazeta do Povo, a Superintendência do Incra no Paraná informou que considera regulares as aplicações de crédito nos projetos de assentamento Celso Furtado e Ireno Alves dos Santos.
Segundo o Incra, até a próxima segunda-feira(3), todas as dúvidas formuladas pelos auditores do TCU serão esclarecidas, dentro do prazo estipulado pelo tribunal. O órgão afirmou ainda que os recursos estão sendo aplicados sem problemas.
“No PA (Projeto de Assentamento) Celso Furtado, o percentual de execução da construção de moradias está em aproximadamente 85%, sendo que os recursos estão sendo aplicados conforme os padrões exigidos pela Caixa Econômica Federal (CEF), de acordo com parceria Incra/CEF formalizada em 2007”, informava a nota do Incra.
Via Gazeta do Povo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.