Pular para o conteúdo principal

Guaraniaçu:Município recebe programa do Governo do Estado Rede Mãe Paranaense


Programa propõe a organização da atenção materno-infantil nas ações do pré-natal e puerpério e o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças, em especial no seu primeiro ano de vida.

O que é Rede Mãe Paranaense

É um conjunto de ações que envolvem a captação precoce da gestante, o seu acompanhamento no pré-natal, com no mínimo 7 consultas, a realização de 17 exames, a classificação de risco das gestantes e das crianças, a garantia de ambulatório especializado para as gestantes e crianças de risco, em especial no seu primeiro ano de vida, a garantia do parto por meio de um sistema de vinculação ao hospital conforme o risco gestacional.

O objetivo do programa é diminuir as mortalidades infantil e materna no Paraná. Atualmente, elas são as maiores do Sul do Brasil. Segundo dados da secretaria de Estado de Saúde (Sesa), a cada mil crianças nascidas, 12,12 morrem. E quanto às taxas de mortalidade materna, ocorrem 63,8 óbitos para cada mil gestantes.

Segundo informações da secretária municipal de Saúde, Roseli Padilha, em Guaraniaçu são realizados atendimento específico a gestantes como: prioridades nas consultas com agendamentos prévios, atendimento com médico obstetra, atendimento odontológico, exames laboratoriais e de imagem, vacinas entre outros. Com s implantação do programa Rede Mãe Paranaense, a secretaria municipal de Saúde reorganizará e ampliará esse atendimento. Segundo Roseli, atualmente temos 23 gestantes recebendo acompanhamento.

Foto:Lançamento do Programa no município
Via Assessoria de Comunicação / Edy Cunha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.