sábado, julho 16, 2011

Lançada a pedra fundamental do Centro de Eventos do Complexo Turístico do Santuário Estadual Nossa Senhora do Rocio em Paranaguá

O governador em exercício, Flávio Arns, participou do lançamento da pedra fundamental da construção do Centro de Eventos do Complexo Turístico do Santuário Estadual Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, no litoral do Estado, nesta quinta-feira (14).

Arns, que é também devoto de Nossa Senhora do Rocio, foi responsável, quando era senador, pela emenda que destinou recursos do Ministério do Turismo para o projeto global da revitalização do Rocio, em desenvolvimento desde 2005. O santuário recebe mais de 500 mil pessoas na Festa de Nossa Senhora do Rocio, em novembro.

"Essa obra vai fortalecer a indústria do turismo no Litoral do Paraná, oferecendo infraestrutura adequada para milhares de turistas e romeiros, que todos os anos visitam esse pólo do turismo religioso", disse Arns. "Assim como pessoas de diversas religiões visitam o Vaticano, poderemos ter visitantes de todas as crenças no Rocio. E elas poderão estender a viagem por um dia ou dois, para conhecer outras belezas do litoral, a culinária e o berço da história do Paraná", afirmou.

O Centro de Eventos será um espaço multiuso com capacidade para 2.000 pessoas, com estacionamento, cozinha industrial e banheiros. Poderá ser utilizado pela comunidade para eventos culturais, congressos e feiras. "É uma estrutura que faltava à cidade e que permitirá também eventos do turismo empresarial e de negócios, o que poderá consolidar Paranaguá como um ponto de apoio para receber quem vier ao Brasil assistir à Copa do Mundo", disse o prefeito José Baka Filho.

O município também pretende se cadastrar em um edital do Ministério do Turismo para receber recursos para construir estruturas de apoio ao turismo religioso nacional. O projeto terá apoio do governo do Paraná. Além do centro de apoio, o projeto prevê a construção de um palco multiuso, da Casa da Memória, estacionamento, trilha para caminhadas e um mirante.

O vice-prefeito de Paranaguá, Fabiano Elias, agradeceu pelo tratamento que o município tem recebido da equipe do governo Beto Richa. "Acreditamos que com esse trabalho iremos recuperar rapidamente o tempo perdido nos últimos anos", disse Elias. O bispo João Alves dos Santos, presidente do Santuário do Rocio, disse que o propósito do Santuário é que o Centro de Eventos nunca feche as portas para o povo e que seja um local de promoção da religiosidade, da cultura e de promoção humana.

A revitalização é uma ação conjunta entre governo Federal, o Estado do Paraná, prefeitura de Paranaguá e Associação Pró-Obras Sociais do Santuário do Rocio e comunidade. A primeira fase da obra terá um investimento de R$ 3,2 milhões, sendo R$ 1,9 milhão do Ministério do Turismo e o restante, contrapartida do município.

O evento teve a participação do bispo emérito de Paranaguá, Dom Alfredo Novak; do bispo de Paranaguá, João Alves dos Santos; e do reitor do Santuário, padre Sérgio Campos; vereadores e prefeitos da região; do secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly; e do coordenador do governo do Estado no Litoral, Francisco Carlim dos Santos.

Turismo Religioso

Em 1977, Nossa Senhora do Rocio foi proclamada a Padroeira Perpétua do Paraná pelo Decreto nº 76, de 11/03/1977 e o local em que se encontra a igreja foi declarado como Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio. Desde então, o templo sofreu diversas reformas. Em 1999, foi reconhecido como Pólo Turístico-Religioso pela Lei Estadual n° 12.814/1999, devido à importância turística que tem para o Paraná.

O Santuário recebe visitantes de diversas cidades brasileiras diariamente e em novembro, durante a Festa de Nossa Senhora do Rocio, reúne milhares de pessoas durante os festejos da padroeira. A organização pretende reunir cerca de 550 mil visitantes entre os dias 5 e 16 de novembro de 2011. A programação inclui manifestações culturais, artísticas e religiosas. A Secretaria de Turismo e a Paraná Turismo darão apoio técnico para a realização da festa.

Atualmente, a Festa do Rocio é o terceiro maior encontro religioso do País, sendo superado pelo Círio de Nazaré, em Belém (PA), e pela festa da Nossa Senhora Aparecida (SP).

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul