Pular para o conteúdo principal

Secretário da Apae de Turvo é preso

O secretário da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Turvo (município localizado na região central do Paraná), Mauro Ferreira de Abreu, foi preso ontem acusado de desviar recursos da instituição. O valor desviado ainda está sendo apurado.

Segundo a investigação inicial feita pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Guarapuava, entre as diversas irregularidades cometidas, Abreu desviava recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) se passando por técnico, comprava e revendia materiais de informática, falsificava holerites e notas fiscais, se apossava de materiais doados pela Receita Federal e até de dinheiro do salário de funcionários.

Os valores desviados eram utilizados por Abreu e por sua família no comércio da cidade, em churrascarias, em obras em sua casa e até em academias de ginástica.

Em uma das ações irregulares, Abreu desviou dinheiro de um recurso de R$ 17 mil que seria destinado para fazer uma pintura na sede da Apae de Turvo. Há também suspeitas de superfaturamento de mão de obra na Apae.

"Essa mão de obra seria para reformas que nunca foram feitas. Ele ‘esquentava" as notas fiscais dizendo que era de combustível, alimentação, mas não se deu conta de que sabíamos que a prefeitura é quem dispõe isso para a Apae", contou o delegado Ítalo Biancardi Neto, do Gaeco.

A investigação começou quando a população desconfiou e fez denúncias. "Ele tinha um salário de cerca de R$ 900, mas seu padrão de vida não condizia com o que ele ganhava", comentou Neto.

Para o delegado, o ambiente em que ele atuava propiciou sua ação criminosa. "Ele estabeleceu poder em um ambiente vulnerável, com mulheres, e também com famílias vulneráveis ligadas à Apae. Até valores das funcionárias da Apae ele pegava, dizendo que seria para obras no local", comentou.

A reportagem de O Estado telefonou para a Apae de Turvo, mas foi informada por uma funcionária de que a instituição não vai se pronunciar por enquanto. A funcionária preferiu não se identificar.

Abreu terá que responder por peculato, lavagem de dinheiro e emprego irregular de verbas públicas. A quantidade de anos que ficará na cadeia pode variar, pois tudo vai depender da Justiça.

Somente o crime de peculato pode render de dois a 12 anos de prisão. O Gaeco também ainda está investigando por quanto tempo o acusado teria desviado dinheiro da instituição, mas suspeita-se que as ações ilícitas estavam sendo cometidas há cinco anos.

O delegado informou que há suspeitas de que a esposa de Abreu também está envolvida com os crimes. O acusado está preso na Subdivisão de Polícia de Guarapuava.

http://www.parana-online.com.br/editoria/policia/news/495974/?noticia=SECRETARIO+DA+APAE+DE+TURVO+E+PRESOMara Andrich

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente faz vítimas fatais na PR 158 próximo à entrada da Comunidade do Juriti em Rio Bonito do Iguaçu

    Na noite desta segunda-feira (25), um grave acidente foi registrado por volta das 21h,  na PR 158 próximo  à entrada da Comunidade do Juriti, perto da entrada da Comunidade do Alta Floresta - Rio Bonito do Iguaçu. Segundo informações, um veículo Gol e um Palio Branco vieram a colidir fortemente.  Duas pessoas vieram a óbito no local, e 4 ficaram feridos, sendo um deles em gravissímo estado. 4 ambulâncias estão no local. O Corpo de Bombeiros de Laranjeiras do Sul foi acionado e já está em deslocamento ao local. Fotos: Fabrício Eduardo Matéria em atualização

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl

DENÚNCIA: Irmã do falecido Adilson denuncia empresa de Laranjeiras do Sul

  Hoje venho encarecidamente pedir a ajuda de quem era amigo ou conhecido de meu Irmao   Adilson Soares Soares   para que nos ajudem a fazer justiça por ele fazem quase cinco meses que ele se foi e sabemos a pessoa maravilhosa que ele era , pedimos que nos ajudem comentando   #justicaporadilsonsoares   e compartilhando essa publicação ele amava e ajudava todos muitas vezes sem poder mas ajudava e agora somos nós que pedimos a ajuda de vocês por ele     Sei que de onde ele estiver vai estar agradecendo a todos que nos ajudarem  Fonte: (4) Facebook