Clique nas imagens para ampliar
Assista abaixo o vídeo da entrevista com o piloto Valdir Favarin contando exclusivamente para o "olho aberto Paraná" sua história e a do bimotor de Cascavel- Pr
CONHEÇA ABAIXO A HISTÓRIA DO BIMOTOR CONTADA PELO PELO PILOTO VALDIR FAVARIN COM SUAS PRÓPIAS PALAVRAS
VALDIR FAVARIN, E SUA HISTÓRIA AUTOMOBILISTICA; QUE EM 16/11/69 PARTICIPOU DA 1º CORRIDA, COM UM FUSCA 1.300 COM MOTOR 1.600, O MOTOR ESTE ÉRA DO MEU FUSCÃO TAXI, QUE NOS DIAS DE CORRIDA,NÓS TIRAVA O MOTOR DO TAXI COLOCAVAMOS NO FUSQUINHA, E PARTICIPAVA DAS CORRIDAS,E COM APENAS 2 ANOS DE CORRIDAS, EM MEADOS DE 71 FUI CONVIDADO POR DEOCLIDES CARPENEDO, P/ MIM CORRER COM O BI MOTOR,P/ MIM FOI UMA SURPRESA. AÇEITEI O CONVITE E FOMOS A PISTA APRENDER COMO PILOTAR UM CARRO . C/ 2 MOTORES 1.600 VW, UM PUXA E OUTRO EMPURA, DUAS MECANICAS COMPLÉTAS, UMA EM CADA TRAÇÃO, DUAS ALAVANCAS DE CAMBIO, E DOIS ACELERADORES, EMBREAGEM HIDRAULICA, UM PEDAL DEBREANDO OS DOIS AO MESMO TEMPO, TANTO ANDA EM CONJUNTO, COMO INDEPENDENTE, NO CASO DE FUNDIR UM MOTOR, POE ESSE EM PONTO MORTO, E CONTINUA COM O OUTRO, ERA UM POUCO DIFICIL NO COMEÇO, MAIS LOGO PEGUEI O JEITO, NO ANO SEGUINTE TROCAMOS OS 2 MOTORES, ATRAS COLOCAMOS UM MOTOR V 8. DE CINCA, E NA FRENTE UM MOTOR FORD CORCEL 1.6, AI SIM, PASSAMOS A GANHAR CORRIDAS E MUITOS 2º LUGARES, NA INAUGURAÇÃO DA NOSSA PISTA ASFALTADA EM 22/04/73, MESMO COM 8 AVALONES, VALDIR C/ SEU BI MOTOR CHEGOU O FINAL DA PRÓVA EM 2º LUGAR, PERDENDO APENAS P/ O AVALONE N° 20 PILOTADO PELO SEU COMPADRE PEDRO MUFFATO. EM JUNHO DE 74, VALDIR DESISTIO DO BI MOTOR POR TER COMPRADO O MANTA DE JACI PIAN, C/ MOTOR V 8, E COM ELE DISPUTOU O CAMPEONATO BRASILEIRO, E FOI VIÇE CAMPEÃO EM 74 E 75, E EM 78 E 79 FOI BI CAMPEÃO NA ARGENTINA. DEPOIS COMO A DIVISÃO 4 FOI ESTINTA, VALDIR PASSOU A CORRER, EM VARIAS CATEGORIAS. C/ FORMULA FORD BRASILEIRO E PARANAENSE, STOK CAR PR. FORMULA A. VW. E MUITOS OUTROS, EM CAMPEONATOS DE MARCAS, E TAMBEM COM UM PROTÓTIPO AUDI CATEGORIA ENDURANSE, E ASSIM FORAM 36 ANOS DE COMPETIÇÃO, UM TOTAL DE 273 CORRIDAS, E 170 TROFÉUS, COM 5 TITULOS DE CAMPEÃO NO PR. 2 VIÇE BRESILEIRO E 2 TITULO DE CAMPEÃO NA ARGENTINA. EM 2005 PROCUREI O VELHO AMIGO DEOCLIDES CARPENEDO, P/ VER COMO ESTAVA O LENDARIO BI MOTOR DOS ANOS 70. E NUM COMUM ACORDO RESOLVEMOS FAZER UMA REFORMA NO VELHO BI MOTOR QUE CARPENEDO INVENTOU E CONSTRUIU EM 1.968, MAIS ACONTECEU QUE POR O MESMO ESTAR MUITO DETONADO PELA FERRUGEM, FICAVA MAIS FACIL NÓS CONSTRUIR OUTRO, COMO DEUCLIDES JÁ TINHA A IDÉIA, PASSAMOS A COMPRAR OS MOTORES, OS CAMBIOS E OS 2 CHASSI, SENDO UM TRASEIRO DE KOMBI,E O DIANTEIRO DE DKV, QUE FOMOS AGRACIADOS PELA AUTO LATAS.DEPOIS DOS 2 CHASSIS EMENDADOS, PELO TRABALHO DE CARPENEDO E O MECANICO RONI, CONTRATAMOS O CHAPEADOR GERSON, INDICADO PELO EX-PILOTO PEIXINHO, MAURO LUIZ TURCATEL,P/ CONSTRUIR A CARENAGEM, DEPOIS CARPENEDO FOI OBRIGADO A ABANDONAR OS TRABALHOS NO BI MOTOR POR PROBLEMAS DE SAUDE. AI CONTRATAMOS ENTÃO O MECANICO EVALDO BEILNER POPULAR BAXINHO, P/ CONCLUIR O QUE AINDA FALTAVA, PEDAIS, ALAVANCAS, SUPORTES DE MOTORES, FICXAÇÃO DO SETOR, FREIOS, EMBREAGENS, SUSPEÇÃO, E RETIFICAR OS MOTORES E REVISAR OS CAMBIOS, DEPOIS A INSTALAÇÃO ELÉTRICA E PINTURA,FICOU A CARGO DA ATLANTA AUTO ELÉTRICA ,E GRAÇAS A DEUS , LEVAMOS 5 ANOS DE TRABALHO E MUITA CORRERIA , MAIS AGORA O NOVO BI MOTOR ESTA PRONTO, E ASSIM A HISTÓRIA DO BI MOTOR E O BI MOTOR VAI FICAR GUARDADO P/ SEMPRE, COM VALDIR FAVARIN PILOTO, E DEOCLIDES CARPENEDO O INVENTOR. QUEREMOS AGRADECER, A AUTO LATAS, E O SR. DARCI DO FERRO VELHO WEBER, E O SR. ARMANDO VOLPATO,O SR. NILSON DA ATLANTA, PELAS COLABORAÇÕES, E FAVORECIMENTO DE AJUDAS EM PEÇAS. BEM COMO O NATALICIO POPULAR TUTA, QUE AJUDOU O BAXINHO NA CONSTRUÇÃO FINAL. SEM MAIS É O QUE EU TINHA P/ INFORMAR AOS AMIGOS E PARENTES E AMANTES DO AUTOMOBILISMO, RELATÓRIO ESTE, FOI LEMBRADO E ESCRITO PELO PROPRIO PILOTO VALDIR FAVARIN.
Reportagem: Cesar Minotto
Edição de vídeo: Dennis Migliorini
Assista abaixo o vídeo da entrevista com o piloto Valdir Favarin contando exclusivamente para o "olho aberto Paraná" sua história e a do bimotor de Cascavel- Pr
CONHEÇA ABAIXO A HISTÓRIA DO BIMOTOR CONTADA PELO PELO PILOTO VALDIR FAVARIN COM SUAS PRÓPIAS PALAVRAS
VALDIR FAVARIN, E SUA HISTÓRIA AUTOMOBILISTICA; QUE EM 16/11/69 PARTICIPOU DA 1º CORRIDA, COM UM FUSCA 1.300 COM MOTOR 1.600, O MOTOR ESTE ÉRA DO MEU FUSCÃO TAXI, QUE NOS DIAS DE CORRIDA,NÓS TIRAVA O MOTOR DO TAXI COLOCAVAMOS NO FUSQUINHA, E PARTICIPAVA DAS CORRIDAS,E COM APENAS 2 ANOS DE CORRIDAS, EM MEADOS DE 71 FUI CONVIDADO POR DEOCLIDES CARPENEDO, P/ MIM CORRER COM O BI MOTOR,P/ MIM FOI UMA SURPRESA. AÇEITEI O CONVITE E FOMOS A PISTA APRENDER COMO PILOTAR UM CARRO . C/ 2 MOTORES 1.600 VW, UM PUXA E OUTRO EMPURA, DUAS MECANICAS COMPLÉTAS, UMA EM CADA TRAÇÃO, DUAS ALAVANCAS DE CAMBIO, E DOIS ACELERADORES, EMBREAGEM HIDRAULICA, UM PEDAL DEBREANDO OS DOIS AO MESMO TEMPO, TANTO ANDA EM CONJUNTO, COMO INDEPENDENTE, NO CASO DE FUNDIR UM MOTOR, POE ESSE EM PONTO MORTO, E CONTINUA COM O OUTRO, ERA UM POUCO DIFICIL NO COMEÇO, MAIS LOGO PEGUEI O JEITO, NO ANO SEGUINTE TROCAMOS OS 2 MOTORES, ATRAS COLOCAMOS UM MOTOR V 8. DE CINCA, E NA FRENTE UM MOTOR FORD CORCEL 1.6, AI SIM, PASSAMOS A GANHAR CORRIDAS E MUITOS 2º LUGARES, NA INAUGURAÇÃO DA NOSSA PISTA ASFALTADA EM 22/04/73, MESMO COM 8 AVALONES, VALDIR C/ SEU BI MOTOR CHEGOU O FINAL DA PRÓVA EM 2º LUGAR, PERDENDO APENAS P/ O AVALONE N° 20 PILOTADO PELO SEU COMPADRE PEDRO MUFFATO. EM JUNHO DE 74, VALDIR DESISTIO DO BI MOTOR POR TER COMPRADO O MANTA DE JACI PIAN, C/ MOTOR V 8, E COM ELE DISPUTOU O CAMPEONATO BRASILEIRO, E FOI VIÇE CAMPEÃO EM 74 E 75, E EM 78 E 79 FOI BI CAMPEÃO NA ARGENTINA. DEPOIS COMO A DIVISÃO 4 FOI ESTINTA, VALDIR PASSOU A CORRER, EM VARIAS CATEGORIAS. C/ FORMULA FORD BRASILEIRO E PARANAENSE, STOK CAR PR. FORMULA A. VW. E MUITOS OUTROS, EM CAMPEONATOS DE MARCAS, E TAMBEM COM UM PROTÓTIPO AUDI CATEGORIA ENDURANSE, E ASSIM FORAM 36 ANOS DE COMPETIÇÃO, UM TOTAL DE 273 CORRIDAS, E 170 TROFÉUS, COM 5 TITULOS DE CAMPEÃO NO PR. 2 VIÇE BRESILEIRO E 2 TITULO DE CAMPEÃO NA ARGENTINA. EM 2005 PROCUREI O VELHO AMIGO DEOCLIDES CARPENEDO, P/ VER COMO ESTAVA O LENDARIO BI MOTOR DOS ANOS 70. E NUM COMUM ACORDO RESOLVEMOS FAZER UMA REFORMA NO VELHO BI MOTOR QUE CARPENEDO INVENTOU E CONSTRUIU EM 1.968, MAIS ACONTECEU QUE POR O MESMO ESTAR MUITO DETONADO PELA FERRUGEM, FICAVA MAIS FACIL NÓS CONSTRUIR OUTRO, COMO DEUCLIDES JÁ TINHA A IDÉIA, PASSAMOS A COMPRAR OS MOTORES, OS CAMBIOS E OS 2 CHASSI, SENDO UM TRASEIRO DE KOMBI,E O DIANTEIRO DE DKV, QUE FOMOS AGRACIADOS PELA AUTO LATAS.DEPOIS DOS 2 CHASSIS EMENDADOS, PELO TRABALHO DE CARPENEDO E O MECANICO RONI, CONTRATAMOS O CHAPEADOR GERSON, INDICADO PELO EX-PILOTO PEIXINHO, MAURO LUIZ TURCATEL,P/ CONSTRUIR A CARENAGEM, DEPOIS CARPENEDO FOI OBRIGADO A ABANDONAR OS TRABALHOS NO BI MOTOR POR PROBLEMAS DE SAUDE. AI CONTRATAMOS ENTÃO O MECANICO EVALDO BEILNER POPULAR BAXINHO, P/ CONCLUIR O QUE AINDA FALTAVA, PEDAIS, ALAVANCAS, SUPORTES DE MOTORES, FICXAÇÃO DO SETOR, FREIOS, EMBREAGENS, SUSPEÇÃO, E RETIFICAR OS MOTORES E REVISAR OS CAMBIOS, DEPOIS A INSTALAÇÃO ELÉTRICA E PINTURA,FICOU A CARGO DA ATLANTA AUTO ELÉTRICA ,E GRAÇAS A DEUS , LEVAMOS 5 ANOS DE TRABALHO E MUITA CORRERIA , MAIS AGORA O NOVO BI MOTOR ESTA PRONTO, E ASSIM A HISTÓRIA DO BI MOTOR E O BI MOTOR VAI FICAR GUARDADO P/ SEMPRE, COM VALDIR FAVARIN PILOTO, E DEOCLIDES CARPENEDO O INVENTOR. QUEREMOS AGRADECER, A AUTO LATAS, E O SR. DARCI DO FERRO VELHO WEBER, E O SR. ARMANDO VOLPATO,O SR. NILSON DA ATLANTA, PELAS COLABORAÇÕES, E FAVORECIMENTO DE AJUDAS EM PEÇAS. BEM COMO O NATALICIO POPULAR TUTA, QUE AJUDOU O BAXINHO NA CONSTRUÇÃO FINAL. SEM MAIS É O QUE EU TINHA P/ INFORMAR AOS AMIGOS E PARENTES E AMANTES DO AUTOMOBILISMO, RELATÓRIO ESTE, FOI LEMBRADO E ESCRITO PELO PROPRIO PILOTO VALDIR FAVARIN.
Reportagem: Cesar Minotto
Edição de vídeo: Dennis Migliorini
Comentários