sexta-feira, novembro 26, 2010

Equipe de transição de Beto Richa pede retomada do envio de boletos do IPVA

LUIZ EDUARDO SEBASTIANI

A equipe de transição designada pelo governador eleito Beto Richa para fazer um diagnóstico da situação financeira e administrativa do Estado encaminhou um pedido ao atual governo para retomar o processo de emissão de boletos para pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Paraná.

O tributo é pago a partir dos primeiros meses do ano, à vista ou em até cinco parcelas. Normalmente, o proprietário de veículo recebe em casa o boleto de cobrança do imposto, mas em 2009 o Governo do Estado decidiu enviar apenas uma notificação aos contribuintes, que agora precisam imprimir as guias para pagamento, pela internet.

A decisão de não enviar o boleto pode ter contribuído para que a arrecadação do IPVA registrasse uma queda no Paraná em 2010, de aproximadamente 20%.

O Secretário de Finanças da Prefeitura de Curitiba, Luiz Eduardo Sebastiani, que integra a equipe de transição, disse que a arrecadação com o IPVA tem crescido junto com o aumento da frota nacional de veículos nos últimos anos e representa uma grande fonte de arrecadação para estados e municípios, por isso, será retomada a emissão dos boletos, também por respeito ao contribuinte.

Sebastiani afirmou que o custo da impressão e envio dos boletos pelos Correios é muito pequeno em relação à perda de receitas provocada pela dificuldade para o pagamento. A cobrança do IPVA 2011 deve ser iniciada em 14 de fevereiro.

O levantamento inicial da equipe de transição aponta um furo de R$ 1,5 bilhão nas contas do Governo do Estado, mas, de acordo com Luiz Eduardo Sebastiani, não serão criadas alíquotas de impostos para equilibrar a economia.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul