Pular para o conteúdo principal

Rio Bonito do Iguaçu:Paraná Cidadão conta com serviço de prevenção à violência contra a Mulher

Profissionais da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social (SEDS) estão atendendo em uma unidade móvel voltada especificamente para mulheres vítimas de agressão. A estrutura foi montada durante esta edição do Paraná em Ação em Rio Bonito do Iguaçu.
Segundo a assistente social, Leocádia Levandoski, são dois ônibus que percorrem todo o Estado para falar sobre os Direitos e da Violência contra a mulher.
A cada minuto, milhares de mulheres são agredidas e e acabam se escondendo e não denuncia. É a questão dos filhos, o medo, a vergonha de não querer se expor é que faz as mulheres não procurarem se proteger.
“O trabalho de unidade móvel é prestar um atendimento individualizado, fazendo a mulher entender quais são direitos exatamente e quais as diversas formas de violências que existem e como ela. É realmente uma estratégia de combate à violência”, explica a assistente Leocádia.
Prevenção à Maria da Penha
Para o assessor da SEDS, Luis Silva, de Curitiba, nesta edição do Paraná Cidadão em Rio Bonito está sendo possível dar as orientações necessárias para as mulheres que buscam ajuda. “Estamos superando a expectativas de atendimento. Tínhamos uma meta a atingir e será alcançada, porém não tem a ver com casos e situações de violência, mas prevenção. As mulheres vem até a unidade móvel para saber dos seus direitos, sobre a Lei Maria da Penha e entender a mensagem que estamos trazendo aqui que é prevenir a violência doméstica e demais outras”, observa Luis Silva.
Estrutura
A SEDS possui dois ônibus que circulam em todo o Estado para promover a prevenção e até mesmo apurar alguns casos de violência contra mulher. Cada unidade possuem duas salas de atendimento individualizado.
De acordo com a SEDS, nem sempre essas unidades móveis participam de eventos especificamente – no caso o Paraná Cidadão - mas também podem ser convocados pelas prefeituras ou chefias regionais quando necessário e a incidência de casos for preocupante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.