terça-feira, janeiro 05, 2016

Padre de Ponta Grossa realiza sonho de construir avião

                               
A comunidade do bairro Santa Maria, em Ponta Grossa, tem visitado a igreja Nossa Senhora do Monte Claro além dos horários de missas e novenas. Há oito dias o terreno também abriga o Borboleta Branca 2, avião construído pelo padre Albino Dziadzio, de 70 anos.

Desde pequeno, o padre Albino cultiva o gosto pela aviação. E durante um voo de Ponta Grossa a União da Vitória, em 1979, o desejo de construir uma aeronave ficou ainda mais forte. Em 1992, ele concluiu o Borboleta Branca 1, que não saiu do chão. Quatro anos depois, começou o projeto do Borboleta Branca 2, quando ainda vivia em Guarapuava. Há 10 anos, ao ser transferido para Ponta Grossa, ele trouxe o avião e fez os últimos ajustes no ano retrasado.

Até dezembro, o monomotor ficava no aeroporto Sant’Ana. Mas com as recentes mudanças na administração do local, o pároco o transportou para o pátio da igreja, onde recebe visitas curiosas da população. Com seis metros de comprimento, aproximadamente 500 quilos e motor de 100 cavalos de força, o avião é feito principalmente de alumínio e compensado naval de cedro.

Padre Albino construiu tudo sozinho, “como Noé fez a arca”, diz. Precisou de ajuda apenas para a pintura – que incluiu a frase bíblica “Reanimai-vos! Cristo virá” - e para a parte elétrica do motor. O objetivo desse projeto de 20 anos, segundo ele, é chamar a atenção para uma mensagem de fé e religiosidade. “Quanto ao sonho de voar, vai ficar para o futuro. No momento, é dar satisfação ao público. O projeto religioso está concebido”, diz.

A única frustração é ainda não poder voar. Mas há cerca de dois anos, o Borboleta Branca 2 já saiu do chão nas mãos do piloto desportista José Emérico Iansen, conhecido como Saré, que tem experiência de 33 anos. Ao conhecer a história do padre Albino, ele se prontificou a testar a aeronave no aeroporto da cidade. “Os pilotos olhavam o avião dele e diziam que não voaria nunca, pois era totalmente diferente de um avião comum, construído artesanalmente, com comandos diferentes. Eu me ofereci para ajudar”, conta. Segundo ele, devido ao peso, o monomotor poderia ser homologado como ultraleve avançado.

Nenhum comentário:

É DESTAQUE !!

Um homem FERIDO A ARMA BRANCA em Laranjeiras do Sul

Um homem deu entrada no hospital de Laranjeiras do Sul na noite deste sábado (28) após ser vítima de uma agressão com arma branca, no Centro...

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE