Pular para o conteúdo principal

70 % dos municípios paranaenses não tem nenhum Policial Civil

Cerca de 70% dos municípios do Paraná não contam com nenhum policial civil, segundo o secretario do Estado da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar. O secretario disse ainda que em alguns municípios paranaenses não há qualquer policiamento, seja civil ou militar.

A afirmação foi feita durante um discurso do secretário na manhã de ontem em um encontro estadual promovido pelo Sindicato dos Empresários Lotéricos do Paraná em Curitiba.

Aos lotéricos, o secretário falou sobre as dificuldades da pasta, responsabilizando o governo anterior pela "fragilidade" do Estado no setor. "O Paraná não fez a lição de casa na Segurança Pública nos últimos 15 anos", disse.

Segundo Cesar, o Estado precisaria dobrar o efetivo para se igualar - proporcionalmente à população - ao efetivo dos estados vizinhos, e evitar que a criminalidade "percebendo a fragilidade do Estado" resolva passar a atuar aqui.

Carceragem

O secretário afirmou ainda que o Paraná mantém um quarto dos presos brasileiros que estão em delegacias. Segundo o secretário em todo o Brasil existem cerca de 57 mil presos em delegacias, 14 mil deles nos municípios paranaenses.

O secretario afirmou ainda que os recursos previstos no orçamento para Segurança Pública seriam menores que de outras secretarias, como a da Justiça, que seria responsável por abrigar os detentos.

"A Secretaria de Segurança faz indevidamente esta custódia e carceragem de presos", disse. Cesar afirmou que a guarda dos presos ocuparia o tempo de trabalho dos policiais civis e seria geradora de violência por não prever atividades de recuperação. "Eles (os presos) estão em condições eu não diria desumanas, estão em condições não-humanas", disse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.