terça-feira, abril 26, 2016

Laranjeiras do Sul - Secretária de Saúde já iniciou Vacinação contra Influenza


O Governo Municipal por meio da Secretaria de Saúde iniciou ontem (25) a 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. O objetivo inicial é atender os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, como pessoas a partir dos 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos de idade, gestantes, puérperas, quadro efetivo da saúde, indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativa, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Segundo o secretário de Saúde, Fabiano Popia, a meta é vacinar no período de 25 de abril a 20 de maio 80% de cada grupo prioritário. Segundo ele, dia 30 de abril será o dia da mobilização, onde todas as unidades de saúde estarão abertas das 8 às 17 horas, inclusive no horário de almoço.

GRIPE:

A gripe é uma doença causada pelo vírus da Influenza, que ocorre predominantemente nos meses mais frios do ano. Esse vírus apresenta diferentes tipos e subtipos que produzem a chamada gripe ou influenza sazonal. A gripe tem início súbito e, na maior parte dos casos, tem cura espontânea, entre sete e dez dias. Em algumas situações, podem ocorrer complicações como pneumonia e insuficiência respiratória, configurando um quadro denominado de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Essas complicações são mais comuns em grupos mais vulneráveis, como as pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de dois anos, gestantes e portadores de doenças crônicas.

SINTOMAS:

- Febre repentina;
- tosse;
- dor de garganta;
- dor de cabeça;
- dores musculares;
- dores nas articulações;
- dores nas costas;
- falta de ar;
- cansaço;
- calafrio.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO:

- Lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão;
- evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies;
- não compartilhar objetos de uso pessoal;
- cobrir a boca e o nariz com o antebraço ou lenço descartável ao tossir ou espirrar;
- manter os ambientes arejados, com portas e janelas abertas.

DADOS EPIDEMIOLÓGICOS:

Desde o ano de 1992 o Estado do Paraná não registrou casos de HIN1 nos meses de janeiro e fevereiro, sendo que em 2016 já foram registrados 92 casos confirmados de gripe. Destes, 69 foram causados pelo vírus Influenza A/H1N1, responsável pela pandemia de gripe em 2009. Até o momento, o Estado contabiliza dois óbitos pela doença, uma gestante em Maringá e outra em São José dos Pinhais.
Em Laranjeiras do Sul nenhum paciente foi notificado com suspeita de Influenza. Em 2015, apenas um paciente com diagnóstico de Influenza B que evoluiu bem, sem complicações.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul