segunda-feira, abril 25, 2016

Caso - "Falcão" carancho pode ter atacado Antony, antes ou depois de se afogar

Criança, que se perdeu dos pais numa fazenda, apresentava ferimentos na orelha direita. Levantou suspeita de assassinato, descartada pela Polícia

                                         
A morte do pequeno Antony Benjamin provocou comoção geral em todo o Paraná. Reportagens publicadas pelo GMAIS foram reproduzidas em vários sites. Ele foi encontrado somente 16 horas e 30 minutos depois de quando foi dado como desaparecido, e há suspeitas de que vagou durante 14 horas dentro da mata, até ser localizado junto a uma lagoa, com o rosto parcialmente submerso num banhado

O ferimento na orelha direita do menino Antony Benjamin Silva Freitas, de 1,6 ano, que morreu afogado num banhado após se perder dos familiares numa fazenda no interior de Guarapuava, foi provocado, provavelmente, por um pássaro conhecido como "carancho", da família dos falcões. No Nordeste brasileiro, a ave é chamada de carcará.

O pássaro é bem conhecido principalmente dos criadores de animais pequenos, como ovelhas. Ele se alimenta de restos mortais, e pode até matar a presa, com seus bicos e garras afiadas e grande poder de impacto no voo. Há uma incidência deste bicho na localidade de Junqueira, na região entre o Jordão e Entre Rios, em Guarapuava, onde o corpo do pequeno Antony foi encontrado, com o rosto parcialmente mergulhado num banhado.

A hipótese de que Antony sofreu ataque do carancho foi levantada pelo técnico em enfermagem Douglas Bordinhão, em mensagem enviada ao GMAIS. Bordinhão é socorrista do SAMU de Guarapuava. No entanto, sem o laudo final da perícia, é impossível saber se a criança foi atacada depois de se afogar ou foi derrubada pelo pássaro junto a uma lagoa, provocando o afogamento. A 14ª Subdivisão Policial, responsável pelo inquérito, descartou, de antemão, a hipótese de assassinato. Mas admitiu que pode ter havido "negligência", por deixarem a criança sozinha.

Antony estava com os pais e outros familiares em uma festa numa fazenda. Era domingo, dia 10 deste mês, por volta das 17 horas, e os pais acionaram a polícia e os bombeiros ao perceberem a ausência do garoto. O corpo foi achado por um tio somente às 9h30 do dia seguinte, após 16 horas e 30 minutos de buscas, a 610 metros do local de origem. Os bombeiros fizeram os primeiros rastreamentos, com ajuda de voluntários, somente num raio de 500 metros. Uma avó disse ter ouvido de um perito que Antony vagou dentro da mata por 14 horas, antes de morrer.

GMAIS

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul