A tão esperada duplicação da rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel (PR-415), que liga Piraquara a Curitiba, passando pelo município de Pinhais, foi autorizada pelo governador Beto Richa. Nesta quarta-feira (29) ele deu início à abertura do processo de licitação. Com a obra, estimada em R$ 147 milhões, a capacidade de tráfego da rodovia, por onde passam mais de 45 mil veículos ao dia, será ampliada e o trajeto, hoje feito em até uma hora e vinte minutos, será reduzido. Serão seis faixas de circulação, além de ciclovia, calçadas, viadutos e passarelas.
Parte dos recursos será da economia realizada na Assembleia Legislativa no ano de 2013, que chegou a R$ 200 milhões. Em abril passado o presidente da Alep, deputado Valdir Rossoni participou de uma reunião em Piraquara onde informou o acordo com o governador para destinar R$ 40 milhões à obra que vai acabar com o drama de muitas pessoas que fazem o percurso diariamente. “Essa obra vai deixar uma marca para a Região Metropolitana de Curitiba e para o povo do Paraná, e será um símbolo do trabalho da Assembleia e seus deputados”, ressaltou Rossoni. Com a revitalização da rodovia os acidentes também diminuirão, pois a rodovia terá viadutos, passarelas e ciclovias. O trecho é considerado o 5º mais violento entre as rodovias estaduais.
O projeto
A licitação abrange terraplanagem, pavimentação asfáltica, drenagem, viadutos, passarelas, ciclovias, restauração rodoviária, sinalização, iluminação pública. As obras vão beneficiar dois trechos: a divisa entre Curitiba-Pinhais e entre Pinhais e Piraquara. No primeiro trecho, entre o Rio Atuba (divisa entre Curitiba e Pinhais) e o Carrefour Pinhais, a ideia é implantar mais uma faixa de circulação em cada lado da Avenida João Leopoldo Jacomel ao longo de 3,9 quilômetros. Com as novas faixas, o trecho ficará com seis pistas, três de cada lado. Também serão construídas ciclovias e calçadas. A nova faixa terá prioridade para os ônibus e será usada para conversões de veículos.
O segundo trecho, entre Pinhais e Piraquara, terá seis faixas de circulação, contra as duas atuais. A terceira faixa dará preferência também aos ônibus e as conversões dos veículos.
Fonte:Sonia Maschke - Jaime Santorsula Martins / Ass. de Comunicação da Presidência
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