quarta-feira, janeiro 09, 2013

Saúde Pública:Ministério da Saúde divulgou a relação dos municípios paranaenses que podem perder as ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel em Urgência - 192)


O Ministério da Saúde divulgou  a relação dos municípios paranaenses que podem perder as ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel em Urgência - 192) 
Os veículos foram entregues em 2010, mas até hoje o serviço ainda não foi implantado. São 76 ambulâncias localizadas em 71 cidades. 
As ambulâncias estão paradas nos estacionamentos ou então vêm sendo usadas de maneira irregular, para transportar pacientes para outras cidades, embora o atendimento móvel de primeiros socorros seja um dos grandes gargalos da saúde brasileira, principalmente em cidades de pequeno porte.O ministério constatou o problema porque, em 2011, exigiu que as prefeituras cadastrassem as ambulâncias, e as centrais às quais estão vinculadas, no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES). Com a ausência das informações, constatou que o serviço não fora implantado. 
Em nota, o ministério afirmou que a exigência ajudou a ampliar o atendimento do Samu no país em 54%. “O serviço atende, hoje, 127,8 milhões de habitantes, com 180 centrais e 2.834 unidades móveis. Em 2010, o SAMU mantinha cobertura populacional de 109,9 milhões com o funcionamento de 155 centrais e 1.831 unidades móveis”, diz o texto. 
Após tomar ciência das irregularidades, o ministério afirma que enviou ofício às prefeituras e estados exigindo a regularização até o fim de 2012, o que não ocorreu. Com isso, foi aberto processo jurídico para a devolução.
Na segunda-feira, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) divulgou que o número pode ser maior: 92 ambulâncias. Isso porque, de acordo com entrevista concedida à Gazeta do Povo pelo diretor de Políticas de Urgência e Emergência da Sesa, Vinicius Filipak, há outros municípios, como Maringá, que precisam instalar o serviço até o primeiro semestre deste ano. Caso não cumpram esse prazo, também podem ter de devolver o veículo. 
Importante: na lista, são divulgados os nomes de apenas 59 municípios. Isso ocorre porque uma cidade, de médio ou grande porte, pode fazer consórcio com cidades menores, para implantar o 192. Todas custeiam o serviço, mas a ambulância e a central, em geral, ficam na cidade maior. Por isso, embora 59 (as que concentram a estrutura física) apareçam na lista, no total, 71 correm o risco de perder o serviço.
Cidades que podem perder o serviço do Samu no Paraná, segundo o Ministério da Saúde: 
Adrianópolis
Almirante Tamandaré
Altônia
Araucária
Assis Chateaubriand
Astorga
Barbosa Ferraz
Bocaiúva do Sul
Cafezal do Sul
Cambará
Campina Grande do Sul
Campo Largo
Campo Magro
Campo Mourão
Capitão Leônidas Marques
Cascavel
Cerro Azul
Céu Azul
Cianorte
Colombo
Colorado
Corbélia
Cruzeiro do Oeste
Cruzeiro do Sul
Fazenda Rio Grande
Goioerê
Guaíra
Guaraniaçu
Icaraíma
Iretama
Ivaiporã
Jesuítas
Loanda
Mandaguari
Manoel Ribas
Marechal Cândido Rondon
Nova Aurora
Nova Esperança
Nova Londrina
Paiçandu
Palotina
Paranavaí
Pinhais
Piraquara
Quedas do Iguaçu
Rio Branco do Sul
Rio Negro
Rondon
Santa Helena
Santa Tereza do Oeste
São João do Ivaí
São José dos Pinhais
Terra Boa
Terra Rica
Toledo
Três Barras do Paraná
Ubiratã
Umuarama
Wenceslau Braz
Fonte:Secretario de Estado e Saúde do Paraná

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul