quinta-feira, janeiro 10, 2013

Laranjeiras do Sul:Estão abertas as inscrições de Pós-Graduação em Produção de Leite Agroecológico na UFFS


Estão abertas as inscrições para o curso de pós-graduação lato sensu em Produção de Leite Agroecológico, ofertado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul. Os interessados em uma das 50 vagas (com bolsa CNPq) devem se inscrever no processo de seleção até o dia sete de fevereiro.
As inscrições podem ser feitas presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 08h30min às 11h30min, das 14h às 17h, na Secretaria Acadêmica do Campus Laranjeiras do Sul, ou via Sedex, postando os documentos necessários à UFFS (Av. Oscar Pereira Guedes, 01 – Vila Albert, Laranjeiras do Sul – PR, CEP 85303-820).
O curso, coordenado pelos professores Pedro Christoffoli e Josimeire Leandrini, é direcionado a profissionais graduados em Medicina Veterinária, Agronomia ou áreas afins que sejam técnicos integrantes de redes de ATES (Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária) e ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) ou técnicos de cooperativas atuantes em áreas de assentamentos.
O processo de seleção será realizado em duas etapas. Na primeira (eliminatória), serão analisados a carta de apresentação do candidato e o currículo, além de verificada a conclusão de curso superior completo. Já na segunda (eliminatória e classificatória), acontecerão as entrevistas. A divulgação do resultado final está prevista para até o dia primeiro de março, e as matrículas, para os dias quatro e cinco. De acordo com a coordenação, o início das aulas deve acontecer ainda em março de 2013.
A lista de documentos necessários para a inscrição e outras informações referentes ao curso estão no EDITAL Nº 001/UFFS/2013.
Objetivos
A especialização tem como objetivos capacitar o profissional para trabalhar na produção de leite agroecológico, especialmente nas áreas de assentamentos da reforma agrária; propiciar domínio das técnicas agroecológicas para orientar o produtor no que diz respeito à alimentação, ao manejo, à reprodução e à sanidade do rebanho leiteiro, numa perspectiva agroecológica; atualizar quanto às novas tecnologias aplicáveis à transição e implantação de sistemas agroecológicos de produção de leite; capacitar os educandos no planejamento e execução de atividades de extensão rural com os interesses da comunidade e na participação em atividades que visem à preservação do meio ambiente, a fim de alcançar a sustentabilidade da agropecuária; e promover interação entre diferentes áreas do conhecimento técnico-científico em busca da formação de profissionais com visão eclética.
Componentes curriculares
A pós-graduação lato sensu em Produção de Leite Agroecológico conta com os seguintes componentes curriculares: I) Fundamentos da agroecologia e aspectos legais da produção de leite orgânico; II) Alimentação e nutrição do gado leiteiro; III) Pastoreio Racional Voisin (PRV) I a IV; IV) Agroecologia e sanidade animal; V) Bem-estar animal e manejo do gado leiteiro; VI) Metodologia da pesquisa; VII) Sistemas agrários e métodos experimentais; VIII) Melhoramento genético e manejo reprodutivo; IX) Viabilidade econômica e gestão associativa da produção leiteira; X) Tópicos especiais - Organização, planejamento e avaliação de atividades coletivas; XI) Seminários – I a X; XII) Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica do Campus Laranjeiras do Sul pelo telefone (42) 3635-8665.
 

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul