terça-feira, fevereiro 14, 2012

Jandaia Do Sul: Município terá novo cemitério com autorização do IAP

A última reforma do cemitério São Joao Batista em Jandaia do Sul avançou 5 metros sobre a rua

Novo cemitério

Jandaia do Sul está caminhando para ganhar um novo cemitério municipal. A reivindicação antiga, oficializada na forma de Termo de Ajuste de Conduta (TAC) proposto pelo Ministério Público da cidade, já possui um espaço previamente indicado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

De acordo com a promotora de de Defesa do Meio Ambiente da comarca, Fernanda Lacerda Silvério, técnicos do IAP já estiveram na cidade em setembro do ano passado. Na ocasião, os especialistas visitaram vários locais previamente escolhidos pela prefeitura para a construção do novo cemitério.

Os técnicos do instituto indicaram que a construção em uma das áreas visitadas era “visualmente possível”, isto é, teria condições superficiais em abrigar uma necrópole. A área não será divulgada antes da realização dos estudos.

“Agora, a prefeitura tem até maio de 2013 para fazer uma série de estudos do solo e do lençol freático e entregá-los ao IAP”, explica a promotora.

Por sua vez, o IAP tem até dois anos para finalizar a análise dos estudos e dar um parecer, liberando ou não a construção no local. De acordo com o TAC, o cemitério precisa estar pronto e em funcionamento até 2017.

O termo foi firmado pelo município junto ao IAP em junho de 2010 e tem peso de sentença. O Ministério Público propôs o compromisso após a população criticar a proposta de ampliação do Cemitério Cristo Redentor.

Na época, a prefeitura propôs a ampliação do cemitério com o fechamento e a utilização da Rua João Batista Mortean. A proposta deixou contrariados os moradores das proximidades, mas mesmo assim, foi aprovada pela Câmara dos Vereadores em 2009.

Via http://www.tnonline.com.br/noticias/regiao/32,121428,14,02,novo-cemiterio-tem-local-pre-aprovado.shtml

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul