Fotos recebidas pela nossa redação dão conta da situação precária e no mínimo prejudicial a saúde dos trabalhadores responsáveis pela coleta de lixo na cidade de Marquinho (região centro-oeste do Paraná).
Segundo informações a precariedade do trator usado na coleta de lixo na cidade obrigam os trabalhadores a trabalhar no meio do lixo (fotos acima) recolhido para poder efetuar o descarregamento do lixo coletado no "lixão" de Marquinho, tudo isso é feito sem proteção alguma (luvas, botas, máscaras e etc..)
As perguntas....
1 - Será que a administração municipal não tem recursos financeiros para no mínimo dar condições de trabalho a esses trabalhadores?
2 - Será que não está na hora de investir na compra de uma caminhão apropriado para a coleta de lixo ?
3 - Onde está o dinheiro público a ser investido no Município de Marquinho?
Comentários
- NÃO TEMOS UMA POLÍTICA PÚBLICA ESTADUAL POR PARTE DO IAP PARA A EDUCAÇÃO, CONCIENTIZAÇÃO PARA QUE SE FAÇA, AINDA EM CASA A SEPARAÇÃO DO NOSSO LIXO, SECO E MOLHADO, VAMOS PARAR COM ESSAS BESTEIRAS DE CAIXA DE COR TAL PARA RESÍDO
TAL, FAÇAMOS A SEPARAÇÃO DE RESÍDOS SÓLIDOS PARA RECICLÁGEM E A OUTRA SEPARAÇÃO PARA OS ORGÂNICOS E PRONTO.
- CRIAR NOS MUNICÍPIOS "SECRETARIAS DE MEIO AMBIENTE" PARA QUE OS RECURSOS POSSAM VIR ATÉ OS MUNICIPIOS, POIS O MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE NÃO TRANSFERE RECURSOS PARA OUTRAS SECRETARIAS, EX. SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE, COMO É DE COSTUME ESTAR INCORPORADA, O MEIO AMBIENTE COMO DEPARTAMENTO.
- CRIAR O CONSSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E O FUNDO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE, PARA QUE A POPULAÇÃO INTERAJA COM A ADMINISTRAÇÃO NA SUA DETERMINADA ÁREA DE AÇÃO.
- CRIAR NOS MUNICÍPIOS "ASSOCIAÇÕES DE CATADORES DE PRODUTOS RECICLÁVEIS", OS AGENTES AMBIENTAIS QUE É ASSEGURADO POR LEI FEDERAL A SUA PROFISSÃO E A ATIVIDADE.
- INCLUIR NAS ESCOLA MUNICIPAIS E ESTADUAIS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PARA QUE SE CONCIENTIZE AS PESSOAS DESDE A SUA JUVENTUDE, A SABER CUIDAR DAQUILO QUE USAMOS E PRESERVAR PARA QUEM VAI USAR, TUDO COM RESPONSABILIDADE.
TODOS SOMOS RESPONSÁVEIS PELO RESÍDOS QUE GERAMOS, PORTANTO QUANDO VOCE GERAR ALGUM TIPO DE RESÍDO (LIXO), LEMBRE QUE NÃO É A PREFEITURA, O ESTADO OU A UNIÃO QUE TEM A RESPONSÁVEL ÚNICA DE DAR FIM NAQUILO QUE NÃO NOS AGRADA.
QUANTO A QUESTÃO DA INFRAESTRUTURA PARA O RECOLHIMENTO DOS RESÍDOS SÓLIDOS URBANOS, A PREFEITURA TEM A RESPONSABILIDADE DO RECOLHIMENTO OU A SUA TERCEIRIZAÇÃO E OS ATERROS SANITÁRIOS TERÃO ATÉ 2014 PARA QUE SE ADEQUEM A LEI NACIONAL DE RESÍDOS SÓLIDOS OU OS MUNICÍPIOS QUE NÃO O FIZEREM, ENTRARÃO NA LISTA NEGRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO.
"PORTANTO AQUILO QUE NÃO TE SERVE, AQUILO QUE TE ATRAPALHA, AQUILO QUE TE DEIXOU DE SER ÚTIL, NÃO É TÃO SIMPLES ASSIM, SE LIVRAR DELE".
E muito bonito por parte dos fotógrafos engraçadinhos que mandam os funcionários fazerem pose e tirar os equipamentos de proteção individual(EPI) pra foto .....Sendo que durante a coleta a população pode confirmar que eles usam SIM os equipamentos.
Você obrigou os funcionários a tirar os equipamentos de proteção... Saiba que isso e abuso de poder.
As criticas dos adversários demonstram que você ta causando inveja.Por isso continue trabalhando pelo povo e deixe os invejosos falarem só porque eles não foram capazes de fazer em oito anos o que você já fez em dois anos e meio!!!!!
"Pelo visto, os últimos acontecimentos ocorridos em Brasília, no Ministério dos Transportes, parece não estar preocupando o Setor de Licitação da Prefeitura de Marquinho, no interior do Estado do Paraná. Só para se ter uma idéia do que anda acontecendo, nem mesmo acesso ao edital de qualquer licitação está sendo possível. A não ser para aqueles que têm as cartas marcadas no processo licitatório.
Antes de tudo, lembramos que impedir acesso a Edital de Licitação é crime de improbidade administrativa por violação ao principio de publicidade e está sujeito às sanções do Ministério Público. Porém, isso não está impedindo a Prefeitura de Marquinho de burlar as regras que são válidas nesse tipo de procedimento, ou seja, o processo licitatório.
No último dia 04 de julho, um empresário de Curitiba que estava em Marquinho para participar de licitação da referida prefeitura, passou por maus momentos com um funcionário público de nome Márcio e que também exerce o cargo de presidente da comissão de licitação. De acordo com o empresário, que registrou queixa no Ministério Público de Laranjeiras do Sul, comarca a qual pertence o município de Marquinho, o funcionário age como se fosse o dono do mundo e faz o que bem entende.
O Promotor de Justiça da Comarca de Laranjeiras do Sul, Dr. Rodrigo Leite Ferreira Cabral já está a par do que está acontecendo no município de Marquinho, através da queixa formulada pelo empresário citado acima. Diante dos fatos, o Ministério Público solicitou a revogação de outras quatro licitações (09/12/13/14-2011) no município, em virtude de irregularidades apresentadas no processo licitatório.
É inadmissível que em pleno século XXI, determinadas prefeituras ainda ajam dessa maneira, sem o mínimo de respeito com os empresários que viajam para participar de uma licitação. Qualquer empresa, com os documentos em ordem e que atenda às exigências da mesma, tem o direito de disputar o processo licitatório, pois é um processo público.
Esse não parece ser o caso da Prefeitura de Marquinho, onde um simples funcionário quer brincar de “Dono do Mundo” e fazer as falcatruas que bem entender para beneficiar àqueles que estão em seu “caderninho de favores”. O Ministério Público está de olho e providências serão tomadas para que esse tipo de favorecimento – um câncer na administração pública – comum em tantas e tantas prefeituras, seja impedido pela justiça.
Um pequeno grão de areia nesse universo de falcatruas que está espalhado em todo o país. Em Marquinho não é diferente e por lá o “dono do mundo” atende pelo nome de Márcio e é funcionário público da prefeitura local e ainda por cima presidente da comissão de licitação. Uma situação que vai ser mudada em breve com a ação do Ministério Público."
VAMOS ACORDAR POVO DO ZÉ, ESTA MAIS DO QUE NA HORA DE VOCÊS COMEÇAREM A COBRAR O VALOR DO SEU VOTO, ONDE ESTÃO TODAS AS PROMESSAS FEITAS EM CAMPANHA...TA NA HORA DE ACORDAR!!!!
Eles vão na rádio de Palmital todo sábado, e sempre é a mesma enrrolação, nunca tem nada de concreto a falar ao povo.
E têem tanta inveja do ex-prefeito, que não passa um programa se quer sem comentar um pouquinho da última administração, se ele fizesse 10% já estaria bom pra dois anos e meio...
Pois então VOCÊ está precisando ir ao médico e usar ôculos. Está ceguinho kkkkkkkkkkkkk