Pular para o conteúdo principal

Construção civil lidera a criação de postos de trabalho no Paraná

A Construção Civil foi o setor que mais gerou empregos no Paraná no mês de maio. Com base nos dados do Caged - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados -, do Ministério do Trabalho e Previdência Social, foram criadas 173% mais vagas na construção civil no Estado, na comparação com o mesmo mês do ano passado. 

A ocupação que mais gerou empregos no Paraná em maio foi a de Ajudantes de Obras Civis (+ 588 postos), seguida de Trabalhadores de Estruturas de Alvenaria (+272 postos). Supervisores da Construção Civil também se destacaram com + 218 postos.

Apesar do saldo final ser negativo no mês de maio no Estado (- 3.388 postos de trabalho), o Paraná ocupa a melhor colocação entre os Estados no Sul e aparece na 20ª colocação do ranking nacional de empregos. Santa Catarina registrou um saldo de -4.815 postos, e ficou na 23ª colocação, e o Rio Grande do Sul, com -15.829 postos, ocupa o último lugar no ranking (27º). O saldo do País ficou em -72.615 postos.

“Em que pese o saldo negativo do Estado, percebe-se que este não se disseminou de forma equitativa a todos os seguimentos de atividade, além da Construção Civil (+1.033), a Administração Pública (+86) e Serviços Industriais de Utilidade Pública (+57) também apresentaram saldo positivo”, ressalta a economista do Observatório do Trabalho da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Suelen Glinski Rodrigues dos Santos.

No acumulado do ano (janeiro a maio), o setor de Serviços (+ 3.569) foi o que mais gerou empregos no Estado, seguido da Agropecuária (+1.011) e da Administração Pública (+425). “Esses setores merecem destaque porque ambos estão conseguindo se manter e isso irá trazer um saldo positivo para o próximo semestre”, disse o economista Daniel Nojima, do Ipardes - Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.