Pular para o conteúdo principal

Paraná - Com prejuízo de R$ 20 mil em um mês, produtores de leite torcem pelo fim da greve dos professores

A greve dos professores da rede estadual, que deve completar um mês nesta quarta-feira (27), causa impacto para diferentes segmentos da sociedade. A Cooperativa dos Produtores de Leite do Território entre Rios (Coopeler), do Noroeste do Paraná, é um deles: sem poder fornecer a bebida para as escolas, os agricultores buscam novas alternativas para a arrecadação de renda. O prejuízo financeiro, de acordo com o grupo, chegou a R$ 20 mil no último mês.


Segundo o presidente da instituição, José Carlos André, normalmente a produção chega a 3,5 mil litros de leite por semana. “Nós atendemos os colégios de 20 municípios do Paraná. O problema é que, com a paralisação, não conseguimos fornecer o produto. Ficamos mais cautelosos porque percebemos que o estado não pagaria pela mercadoria”, explicou ele em entrevista à Banda B nesta segunda-feira (25).
Para driblar as dificuldades, a Cooperativa, que é formada por 173 pequenos produtores ligados à agricultura familiar, se voltou para a venda do chamado “leite cru”. “O leiteiro vive de centavos e cada moeda faz diferença. Por isso, decidimos pegar o produto dos agricultores, resfriá-lo e vendê-lo. Esse é o conhecido leite cru refrigerado. Por sorte, o preço dessa mercadoria está bom, mas e se não tivesse?”, questionou o presidente.

A Coopeler vende 90 mil litros de leite para o governo estadual e 40 mil para o comércio. “O resto se limita ao produto em pó. Como o estado é o nosso maior cliente, nós precisamos trilhar novos caminhos para não deixar as famílias na mão. Esperamos que esse impasse se resolva e que tudo volte ao normal”, concluiu André.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.