terça-feira, maio 26, 2015

Em dois dias, chove mais de dois terços do esperado para o mês no Oeste do PR


A quantidade de chuva que caiu no Oeste e o Sudoeste do Paraná entre a manhã de domingo (24) e a noite desta segunda-feira (25) equivale a mais de dois terços do esperado para todo o mês. O Instituto Tecnológico Simepar aponta que, em média, costuma chover 150 milímetros durante os 31 dias de maio. Entre ontem e hoje já foram registrados cerca de 90 milímetros em cidades como Cascavel e Palmas. A Defesa Civil não registrou ocorrências de destaque relacionadas às chuvas.

E a chuva deve continuar nos próximos dias, conforme aponta o meteorologista do Simepar Paulo Barbieri. “Não se descarta vento forte, mas não tem como prever a velocidade desses ventos. Desde o fim de semana emitimos alertas para a Defesa Civil.” O risco de eventos com potencial para causar transtornos segue até quarta-feira (27). Na quinta (28), o tempo melhora em todo o estado, mas as temperaturas continuam amenas, segundo o meteorologista.

Barbieri explica que a chuva abundante está associada uma frente fria que passa sobre o oceano. Este fenômeno provoca o deslocamento de ar quente e úmido das regiões mais ao norte do Brasil. Quando chega ao Paraná e outros estados do sul, esse ar provoca instabilidade, por causa das condições meteorológicas locais, o que dá origem à chuva.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul