sexta-feira, maio 29, 2015

Deputado Artagão Júnior comemora redução do índice de fumantes

O Ministério da Saúde divulgou na quinta-feira (28) a queda de 30,7% no total de fumantes no país nos últimos nove anos. Os dados são da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) e indicam que 10,8% dos brasileiros mantêm o hábito de fumar. O índice é maior entre os homens - 12,8% contra 9% entre as mulheres. No Paraná, a média se mantém, com exceção de Curitiba que conta com cerca de 14% de fumantes.  
O deputado Artagão Júnior, em 2009, foi o relator das emendas do Projeto de Lei nº 276/09 que proibiu o consumo do fumo em ambientes coletivos fechados em todo o Paraná. Com atuação destacada na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), Artagão Júnior trabalhou para que a lei fosse aprovada integramente, com a extinção dos lugares específicos para fumantes, os famosos fumódromos.
“Lembro que havia manifestações por parte de fumantes que defendiam a manutenção dos fumódromos, o que, a meu ver, não resolveria o problema. Então trabalhamos para que eles também fossem proibidos”, relembra o parlamentar. O projeto se tornou a Lei Estadual nº 16239/09, também conhecida como a Lei Antifumo, que completa seis anos em setembro.
Segundo o médico pneumologista Jonatas Reichert, membro do Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria de Saúde do Paraná, a lei foi um grande avanço no Estado. “Nós tínhamos estatísticas que apontavam que as pessoas queriam parar de fumar, mas não se sentiam estimuladas, pois nos lugares fechados havia gente fumando, principalmente nos bares e casas noturnas. A Lei Antifumo contribuiu e está contribuindo muito para a diminuição do número de fumantes”, ressalta.
Domingo (31), é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco. Criada em 1988 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a data visa alertar para os males causados pelo consumo de tabaco e incentivar a diminuição do tabagismo no mundo.
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul