Pular para o conteúdo principal

Laranjeiras do Sul:Reportagem do blog olho aberto Paraná ganha repercussão nacional e descobre o auto plágio em diversos hinos municipais

Hinos em escala industrial

Maestro da Aeronáutica compôs hinos de mais de cem municípios paranaenses; cidade mineira alterou composição após descobrir ‘‘plágio’’ (imagens ao lado)

Londrina - Se em uma sala de aula formada hipoteticamente por um aluno de cada um dos 399 municípios paranaenses, a professora perguntasse qual deles têm no hino o verso: "Sou teu filho, só por ti quero viver", pelo menos 16 deles levantariam a mão depressa, sem titubear, acreditando se tratar apenas da letra de exaltação à terra natal deles. Porém, a frase está presente nos hinos de Curiúva, Lunardelli, Rosário do Ivaí, Uniflor, Adrianópolis, Vera Cruz do Oeste e de outras dez cidades espalhadas pelo Estado.

As semelhanças, que não param por aí, têm explicação. Mais de cem hinos paranaenses foram compostos pela mesma pessoa: o militar mineiro Sebastião Lima, que morreu há 19 anos, em Curitiba, aos 78 anos. Segundo a conta dele, foram 186 hinos. Atualmente, porém, o site da Secretaria de Estado de Educação (Seed) atribui 136 hinos a Lima, alguns em parcerias. Somados os hinos de municípios mineiros e catarinenses, são cerca de 200 composições. Com uma fórmula de composição em massa, que ressaltam "planícies e planaltos, ondulados ou verdejantes", ou que garantem aos municípios o título de "o mais lindo que há", Lima tornou-se um vendedor de hinos. 

Descoberta do blogueiro de Laranjeiras do Sul

O fato é que as similaridades na profícua produção são muito mais que alguns versos recorrentes. Nas redes sociais, vários internautas denunciam "plágios" nas páginas com vídeos dos hinos, principalmente entre municípios do Paraná e Minas Gerais, sem saber que se trata do mesmo compositor. Este foi o caso do blogueiro César Minotto, de Laranjeiras do Sul (Centro-sul). Em 2012, quando produzia um trabalho acadêmico, descobriu que o hino da cidade tinha melodia idêntica e letra bem parecida com os hinos de Santo Antônio do Grama e, em seguida, de São José do Alegre, ambas em Minas Gerais.

"Fiquei muito intrigado e achei que se tratava de plágio. Então questionei as prefeituras daqui e de São Antônio do Grama para ver quem tinha copiado de quem", lembra. Na época, Minotto recebeu uma mensagem do secretário de Cultura de Santo Antônio do Grama, Marcílio Medeiros, que se disse surpreso com o ocorrido. Segundo o secretário, o hino, cuja autoria era desconhecida pela administração, estava esquecido em uma única fita cassete no arquivo da Prefeitura. Medeiros calcula que foi comprado nos anos 1970.

O que Minotto não esperava é que a pesquisa ganhasse tamanha proporção. Ao saber se tratar de uma réplica, a Secretaria de Cultura de Santo Antônio do Grama resolver trocar o hino do município. Em 2013, a Câmara de Vereadores aprovou a letra de José Henrique Domingues e música de Geraldo Magela Mesquita. O vereador Hermínio de Helvécio disse que a questão do hino gerou muita polêmica à época. "Sentimos a necessidade de adotar outro hino que realmente exaltasse a identidade de Santo Antônio do Grama", conta.

Helvécio se disse surpreso, mais uma vez, ao saber pela reportagem de que o que pensava ser plágio é, na verdade, autoplágio. "Quem iria imaginar uma coisa dessa, parece brincadeira", ironiza.

A reportagem contatou também a secretária de Educação de São José do Alegre, Daniele de Oliveira Lima Aniceto. Ela relatou que desconhecia o caso e que iria repassar as informações para o prefeito para estudar possíveis providências.

Mesmo entre cidades do Paraná é possível encontrar hinos praticamente iguais. Separadas por apenas 230 quilômetros de distância, Maria Helena (Região Metropolitana de Umuarama) e Nova Tebas (Centro) têm hinos de melodias praticamente idênticas e letras parecidas. E não estão sozinhas. São Gonçalo do Pará, que apesar do nome fica na região Centro-Oeste de Minas Gerais, compartilha a mesma partitura e versos similares.

A reportagem também constatou a duplicidade nas melodias dos hinos de Cafelândia (Oeste) e Guiricema (MG). Há a possibilidade de outros casos de hinos iguais, porém nem todas as melodias estão disponíveis para pesquisa.

Confira lista de municípios do Paraná cujos hinos foram compostos por Sebastião Lima


Celso Felizardo / http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--1699-20150317

Leia abaixo matérias relacionadas

 13/11/2012 - Hinos semelhantes: nada se cria, tudo se copia:

* 27/11/2012 - Santo Antônio do Grama vai aprovar novo hino oficial na Câmara de Vereadores: 

SANTO ANTÔNIO DO GRAMA TERÁ NOVOS SÍMBOLOS MUNICIPAIS OFICIAIS http://vereadorherminiodehelvecio.blogspot.com.br/2013/03/santo-antonio-do-grama-tera-novos.html

Hino de Laranjeiras do Sul - PR
https://www.youtube.com/watch?v=NnHt-tXeSlc

Hino de Santo Antônio do Grama - MG
https://www.youtube.com/watch?v=NncQthy-vfI



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.