terça-feira, setembro 30, 2014

Gleisi e o caixa do PT

A coluna Painel da Folha de S. Paulo de sexta-feira, 26, relata que "terceira colocada na disputa paranaense, Gleisi Hoffmann (PT) sofre para fechar contas. Já pediu ajuda ao partido, mas não recebeu o que precisava. "A estrutura da campanha ficou comprometida", reclama um aliado da petista. 

A citação do tesoureiro João Vaccari Neto na Operação Lava Jato, diz a coluna, abriu uma crise na arrecadação eleitoral do PT. Dirigentes contam que as doações à cúpula do partido "despencaram", o que tem reduzido o fluxo de dinheiro para candidatos em todo o país. Desde que foi vinculado ao escândalo de desvio na Petrobras, Vaccari está "fora de combate", segundo aliados. Empresários que costumam financiar campanhas também ficaram mais cautelosos. 

Procurado via assessoria do PT, Vaccari não se manifestou. Ele foi citado por Paulo Roberto Costa, o ex-diretor da Petrobras preso no Paraná. No início do mês, disse nunca ter tratado de dinheiro com o delator.

A campanha de Dilma Rousseff sofre impactos, mas mantém uma estrutura independente de arrecadação. No entanto, tem faltado dinheiro a comitês montados para promovê-la em diversos Estados. A seca é mais grave em regiões onde o PT patina, como São Paulo, Rio e Paraná. Sem arrecadar o suficiente por conta própria, vários candidatos a governador devem terminar as eleições com dívidas milionárias.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul