terça-feira, setembro 30, 2014

Diminuição da desigualdade social é outra balela do PT, diz Rossoni

O deputado Valdir Rossoni (PSDB) disse segunda-feira, 29, que o último mito da propaganda petista foi demolido pela pesquisa feita por Marcelo Medeiros, Pedro Ferreira de Souza e Fábio Avila de Castro, da Universidade de Brasília, que comprovam que a diminuição da desigualdade social não existe. “Isso está comprovado por quem conhece o país”, afirmou o parlamentar.

Os pesquisadores basearam o estudo nas declarações do Imposto de Renda, e não na Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar (Pnad) que o próprio governo admite não ser totalmente confiável. Verificaram que, de fato, houve uma melhora na base da pirâmide, mas que a desigualdade depende do que ocorre no topo – e aí cai a tese do governo federal.

Os 5% mais ricos detêm 44% da renda total do país, segundo dados de 2012. Seis anos antes eles tinha 40%. “O mais alarmante é que o imposto de renda é declarado por apenas 13% da população”, diz Rossoni. Isso quer dizer que a distância entre a maioria dos brasileiros pobres e a minoria rica pode ser muito maior.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul