segunda-feira, fevereiro 24, 2014

Palmital:Estagiários dos telecentros comunitários do município participam de curso de extensão rural em Arapongas – PR‏

A EMATER promoveu a capacitação de extensão rural para estagiários e convidados dos Telecentros Comunitários de Palmital. O curso foi ministrado na prática com visitas e palestras no Assentamento Dorcelina Folador no município de Arapongas – PR. Durante todo o dia eles visitaram as propriedades dos agricultores e também conheceram as instalações da agroindústria, onde funciona atualmente a COPRAN (Cooperativa de Comercialização e Reforma Agrária União Camponesa).
A COPRAN tem como expressão maior o fortalecimento da Agricultura Camponesa, por meio do esforço coletivo em um processo de cooperação de seus associados. Fundada em 1997, abrange 10 município atualmente. Os cooperados estão organizados em linhas de produção e, seus produtos, são beneficiados, industrializados e entregue para programas institucionais (Programa de Aquisição de Alimentos – PAA e Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE), e mercado convencional que é o caso das frutas, verduras, leite, igurte, bebida láctea e queijos.
Durante o curso, os participantes de Palmital, ouviram relatos dos líderes, acompanharam as visitas técnicas e ficaram conhecendo essa forma de organização do agronegócio.
Participaram do encontro: Técnicos da EMATER de Francisco Beltrão, Barracão, Apucarana e Curitiba. 08 estagiários dos Telecentros de Palmital, 06 convidados das comunidades rurais de Palmital, 01 representante da Secretaria Municipal de Educação, 01 Representante da Secretaria de Agricultura, 01 representante do Departamento de Planejamento e o Vice-Prefeito de Palmital, João Roberto Sartori Adão.
A capacitação faz parte do cumprimento das metas referente ao CONVÊNIO MDA 701.197/2008 – ETAPA II.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul