domingo, junho 02, 2013

Bancada do Paraná em Brasília se vê como articuladora e municipalista

A bancada paranaense em Brasília tem como principais características, segundo os próprios parlamentares, a liderança, a articulação política no Congresso e o perfil municipalista – veja quadro ao lado. Dos 33 representantes do Paraná na capital (30 deputados e 3 senadores), 29 responderam a questionário enviado pela Gazeta do Povo para traçar seu perfil de atuação parlamentar. Sete disseram atuar como líderes e articuladores dos seus partidos, blocos ou das bancadas governista e da oposição. Outros setes associaram seus mandatos à atuação municipalista, focada no repasse de recursos da União para as prefeituras e regiões paranaenses.
O cientista político Ricardo Oliveira, professor da UFPR, afirma que os perfis autodeclarados pelos parlamentares revelam que a bancada tem consciência sobre a própria atuação no Congresso. “De maneira geral, a bancada se vê como ela é, e os parlamentares identificam o papel que representam”, diz ele.
As respostas também indicam, segundo Oliveira, que a relação com o governo é fundamental na definição dos perfis. Característica inerente ao parlamentar, independente da filiação partidária, a fiscalização do poder público foi citada como perfil principal de atuação por apenas quatro políticos – sendo três do oposicionista PSDB (os deputados Alfredo Kaefer e Fernando Francischini e o senador Alvaro Dias). Fernando Giacobo (PR) também disse ser fiscalizador. “A fiscalização acaba sendo vista como algo que só cabe ao parlamentar de oposição”, diz Oliveira.
Por outro lado, parlamentares petistas que construíram suas carreiras com mandatos de oposição mudaram suas características, mais próximos da governabilidade. “Angelo Vanhoni e Dr. Rosinha são petistas que nasceram na oposição e cresceram politicamente por desempenhar bem esse papel de fiscalização. Uma vez no governo, precisam adotar outros perfis”, diz Oliveira.
O cientista político afirma ainda que todos os perfis temáticos declarados correspondem à realidade da atuação parlamentar. “O [André] Zacharow tem uma atuação forte em saúde; o [Dilceu] Sperafico e o Assis do Couto, na agricultura; o Vanhoni e o [Alex] Canziani, na educação, e o Dr. Rosinha na questão do Mercosul e também na saúde.”
Já entre os congressistas dos partidos que integram a conturbada base da presidente Dilma Rousseff (PMDB, PP, PR), prevaleceu o perfil municipalista. “É o perfil mais comum, não só entre os paranaenses, mas provavelmente em todo o Congresso. É o deputado que atua como despachante dos interesses de uma região ou grupo de cidades.”
Perfis
Fiscalizador
Como é?
Destaca-se por cumprir um dos papéis cruciais do Legislativo, que é o de fiscalizar a atuação do Poder Executivo.
Quem se identifica com o perfil?
Alfredo Kaefer, deputado (PSDB); Alvaro Dias, senador (PSDB); Fernando Francischini, deputado (PSDB); Fernando Giacobo, deputado (PR).
Municipalista/regionalista
Como é?
É o parlamentar que faz a ponte entre a União e os municípios. Reúne-se com ministérios e prefeitos e tenta obter recursos para prefeituras e regiões.
Quem se identifica com o perfil?
André Vargas, deputado (PT); Hermes Parcianello, deputado (PMDB); João Arruda, deputado (PMDB); Leopoldo Meyer, deputado (PSB); Nelson Padovani, deputado (PSC); Odílio Balbinotti, deputado (PMDB); Professor Sérgio Oliveira, deputado (PSC).
Líder/articulador
Como é?
Atua como liderança de governo, oposição ou bancada partidária. Desempenha um papel importante na articulação política no Congresso.
Quem se identifica com o perfil?
Abelardo Lupion, deputado (DEM); Cida Borghetti, deputada (PP); Eduardo Sciarra, deputado (PSD); Osmar Serraglio, deputado (PMDB); Rosane Ferreira, deputada (PV); Rubens Bueno, deputado (MD); Zeca Dirceu, deputado (PT).
Temático
Como é?
É o congressista com grande domínio sobre determinada área (saúde, pequena empresa, agricultura, segurança). Dedica-se principalmente a esse tema.
Quem se identifica com o perfil?
Alex Canziani, deputado (PTB); André Zacharow, deputado (PMDB); Angelo Vanhoni, deputado (PT); Assis do Couto, deputado (PT); Dilceu Sperafico, deputado (PP); Dr. Rosinha, deputado (PT).
Ideólogo/orador
Como é?
Dedica-se à discussão de grandes temas conjunturais e estruturantes. É reconhecido pela capacidade de oratória e pela influência no debate público.
Quem se identifica com o perfil?
Marcelo Almeida, deputado (PMDB); Oliveira Filho, deputado (PRB); Roberto Requião, senador (PMDB); Sérgio Souza, senador (PMDB).


Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul